Cidades

Barragem do Paranoá tem novo sistema de alerta com sirenes, rádio e wi-fi

O novo sistema de alerta da hidrelétrica faz parte de um plano para tornar a barragem mais segura

Correio Braziliense
postado em 19/07/2020 13:51
O novo sistema de alerta da hidrelétrica faz parte de um plano para tornar a barragem mais segura
 
A Barragem do Paranoá terá um novo sistema sonoro de alerta. O aviso tem como objetivo alertar a população sobre fechamento e abertura de comportas, testes simulados, situações de risco, falso alerta, abandono e desmobilização. 

O novo sistema sonoro de alerta da Barragem do Paranoá é alimentado por energia solar e pode ser audível em um raio de até 10 km da hidrelétrica. Composto por cornetas, tem comunicação via rádio e wi-fi que identificam intrusões, além de aterramento e pára-raio. 

A estrutura faz parte do plano de segurança da barragem, através do qual a CEB Geração busca deixar a barragem mais segura, e é rigidamente cercada com o intuito de evitar roubo e vandalismo. 

“Nosso objetivo com a troca do sistema sonoro de alerta da Barragem do Paranoá é preservar vidas”, resume o diretor-geral da Companhia Energética de Brasília (CEB), Eduardo Roriz, que ressalta ainda a importância de que a população fique atenta sempre que um alerta for emitido, potencializando assim, a efetividade do sistema.  

Testes pontuais em cada uma das sirenes estão previstos para acontecer a partir da próxima segunda-feira (20/7), se estendendo até sexta (24/7). O primeiro teste geral do sistema está previsto para a próxima quarta (22/7). 

* Com informações da CEB e da Agência Brasília 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags