Cidades

Essenciais e vulneráveis no asfalto

No segundo capítulo da reportagem especial sobre as condições de trabalho dos entregadores do Distrito Federal, o Correio detalha o perfil da categoria e iniciativas para aumentar a segurança no serviço de delivery

Correio Braziliense
postado em 20/07/2020 04:19
No segundo capítulo da reportagem especial sobre as condições de trabalho dos entregadores do Distrito Federal, o Correio detalha o perfil da categoria e iniciativas para aumentar a segurança no serviço de delivery

Motociclista, entre 19 e 40 anos e ensino médio completo. Desempregado por causa da pandemia do novo coronavírus, recorreu à profissão de entregador como única alternativa para garantir o sustento da família. A renda média não passa de R$ 2,1 mil, e boa parte não tinha experiência em delivery antes da covid-19. Além disso, poucos concordam com as taxas impostas pelas empresas do sistema de entregas por aplicativo.

Os dados da pesquisa da Associação dos Motoboys Autônomos e Entregadores do Distrito Federal (Amae/DF), realizada entre abril e junho, revela o perfil dos responsáveis pelo serviço na capital (veja No detalhe). O estudo, feito com 103 entregadores, também serve como sustentação para a entidade que os representa cobrar melhorias na estrutura empregatícia. “Com a pandemia, aumentou o número de entregadores e de trabalho. Esperávamos mais valorização, mas não é o que acontece na prática”, reclama o presidente da Amae/DF, Alessandro Sorriso.

Essenciais para manter o isolamento exigido pela pandemia, mas sem respaldo e expostos à covid-19, a categoria chamou a atenção do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB). A médica do trabalho e sanitarista Maria da Graça Hoefel coordena o Grupo de Pesquisa Trabalhador Delivery em Tempos de Pandemia Covid-19. “Esse trabalhador não tem contrato, não tem previsibilidade de salário nem de carga horária. Além disso, o aplicativo se apropria de 25% a 30% do valor do trabalho. Ele fica totalmente à disposição do app para sobreviver”, denuncia Maria da Graça.

O levantamento desenvolvido pela pesquisadora e por sete estudantes, a maioria do Departamento de Saúde Coletiva da UnB, investiga as relações e as condições de trabalho de entregadores em seis países com altos índices da covid-19. São eles: Brasil, China, Itália, Espanha, França e Estados Unidos. “Na Europa, por exemplo, já sabemos que esse trabalhador é tratado de forma diferente do que aqui no Brasil. Ele é essencial para o isolamento social, está exposto e corre um risco imenso”, avalia a especialista.
Após três meses de trabalho, as informações coletadas servirão como base para formular orientações voltadas a aumentar a segurança de quem trabalha com delivery. “As recomendações serão fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas para esse tipo de serviço. As empresas precisam, entre outras obrigações, assumir a responsabilidade, fornecer equipamentos de proteção e possibilitar a higienização dos entregadores e dos espaços em que eles ficam”, assinala Maria da Graça.



Lacunas

O professor Alexandre Loureiro, coordenador do MBA em Negócios Disruptivos do Centro Universitário Iesb, avalia que a situação dos entregadores piorou desde a proliferação do novo coronavírus. “Sempre que aparece um modelo de negócio para preencher lacunas, ocorre algum tipo de estresse. Antes da covid-19, havia menos concorrência e se ganhava mais. A renda caiu depois da enxurrada de pessoas desempregadas e sem qualificação absorvida pelo delivery. As pessoas devem ser capacitadas para sempre buscar novos caminhos”, explica.

Para o especialista, as empresas de entrega por aplicativo têm, neste momento, uma oportunidade para melhorar a imagem. “Seria possível, por exemplo, liberar no sistema de todas elas a chance de o consumidor dar uma gorjeta? Paga-se 10% para o garçom, por que não para o entregador, que, atualmente, corre até mais risco em relação ao coronavírus? Tudo isso pode ajudar a motivar e a melhorar as relações de trabalho”, sugere Alexandre. A gorjeta é uma realidade em quatro dos cinco aplicativos em atuação no DF.

De bicicleta, a entregadora Aline Henning, 26 anos, associada à ONG Rodas da Paz, vive há cinco anos a rotina do delivery na capital federal. E reclama das dificuldades impostas pelas empresas e pela profissão. “Muitos não conseguem cumprir a pontuação exigida pelos aplicativos e acabam sendo punidos. Também não pode ficar doente, não pode receber baixa avaliação. Qualquer coisa é motivo para punição. Falta transparência. O tratamento deveria ser mais humanizado”, defende a moradora da Asa Sul.

Multas

No dia a dia, os entregadores também ficam expostos a acidentes. Algumas vezes, pela pressão imposta por entregas rápidas, mas também por inexperiência no trânsito. Além disso, muitos não fizeram o curso regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), uma exigência da lei. “O que vemos nas ruas é que muitos desempregados se deslocaram para esse trabalho. Muitos estão despreparados e usam motos que estão fora dos padrões”, alerta o diretor de Educação de Trânsito do Detran no DF, Marcelo Granja.

Por meio da Operação Sossego, o Detran aplicou 1.042 multas contra motociclistas no primeiro semestre. Nesse total, há infrações por barulho excessivo no escapamento e falta de habilitação específica, mas os agentes aproveitam a blitz especial para cobrar da categoria os equipamentos de segurança e verificar irregularidades na motocicleta. “Fazemos um trabalho punitivo, mas, também, educativo. Muitos não têm capacitação para o trabalho e desconhecem detalhes simples do trabalho, como a falta de noção do que é transportar líquido, por exemplo”, explica Marcelo.

No próximo sábado, em 25 de julho, a Amae/DF organizou o 2º Breque Nacional, que prevê a paralisação do serviço de entregas ao longo do dia. A concentração será no estacionamento da Torre de TV, a partir das 9h. O primeiro ato ocorreu em 1º de julho em todo o Brasil. No Distrito Federal, o protesto reuniu 500 trabalhadores da categoria na Esplanada dos Ministérios.

  • Atenção à categoria: Em 31 de março, o Ministério Público do Trabalho (MPT) emitiu uma recomendação às secretarias de Saúde e de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal para cobrar atenção especial à categoria. No documento, a Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região defendeu a necessidade de reconhecimento de vínculo empregatício entre os entregadores e as empresas digitais. Considerando que esses profissionais têm atuado “de forma precária e vulnerável”, principalmente durante a pandemia, os procuradores elaboraram 10 pedidos para respaldar os empregados diante da possibilidade de aumento da demanda nos meses seguintes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags