Cidades

Grita geral

grita.df@dabr.com.br (cartas: SIG, Quadra 2, Lote 340 / CEP 70.610-901)


Recanto das Emas
Pista com buracos


O motorista Francisco Araújo, 33 anos, reclamou que a via DF-001 (Estrada Parque Contorno — EPCT) está cheia de buracos. “A estrada está bem complicada, com crateras, ondulações e rachaduras. Com isso, quem sofre são os motoristas, principalmente quem passa diariamente pelo local”, aponta. “O que mais me estranha é que antes da pandemia estavam revitalizando, mas pararam antes de terminar e, até agora, não retornaram”, diz.

» O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) informou que, por conta da pandemia do novo coronavírus, foi necessária a redução de servidores trabalhando nas obras. A pasta também destacou que, logo seja normalizada a quantidade  de servidores, o trabalho de revitalização asfáltica no trecho entre o Recanto das Emas e o Balão do Periquito terá continuidade.


Covid-19
Higienização nos ônibus


A atendente Márcia Andrade, 26 anos, moradora da Santa Maria, entrou em contato com a coluna Grita Geral para reclamar da higienização nos transportes públicos do Distrito Federal. “Costumo pegar ônibus na Rodoviária do Plano Piloto. A quantidade das pessoas está aumentando cada vez mais, contudo, não vejo muita limpeza nos veículos. Quanto mais cuidado e prevenção a gente tiver, melhor será para todos”, aponta.

» A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) esclareceu que a limpeza é feita com hipoclorito de sódio (água sanitária), pulverizado em todo o interior do veículo. Os locais mais visados na limpeza são aqueles que os usuários manuseiam com frequência, como os corrimãos da escada, portas, bancos e balaústres horizontais e verticais, usados pelos passageiros que andam em pé. A pasta destacou que a orientação do Departamento de Fiscalização, da Semob, é que a higienização seja feita em cada veículo após a volta das viagens, e que seja verificado se todos os ônibus estão andando com as janelas abertas durante o percurso. Também foi acordado com os donos das operadoras o fornecimento de máscaras e álcool em gel para os seus funcionários, sob pena de multa em caso de descumprimento da medida.