Cidades

Pesquisa da UnB cria álcool em gel que potencializa ação bactericida

O trabalho investe na adição de nanopartículas de prata no produto, que destrói mais de 650 organismos patogênicos

Correio Braziliense
postado em 20/07/2020 10:00
Grupo conta com alunos e é encabeçado por professora do curso de Engenharia de Energia da UnBPesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram uma nova fórmula de álcool em gel de alta performance e baixo custo. O trabalho consiste na adição de nanopartículas de prata ao produto, o que o deixaria mais eficiente, destruindo mais de 650 organismos patogênicos. 

O grupo de pesquisa é formado por 10 integrantes do curso de Engenharia de Energia da UnB e encabeçado pela professora Maria Del Pilar Hidalgo Falla. As pesquisas são feitas no laboratório de Nanotecnologia da UnB Gama. 

Segundo os pesquisadores
, a prata possui uma ação antimicrobiana bem conhecida e é usada em curativos para tratar ferimentos de diabéticos - que têm normalmente dificuldades de cicatrização. Em nanopartículas, a prata tem suas propriedades aumentadas. O elemento nunca foi utilizado na produção de álcool em gel, portanto o produto da UnB será inédito. 

De acordo com a professora Pilar, o etanol 70% é potente, mas apresenta alguns problemas. "O álcool evapora fácil e, com isso, vai perdendo o seu efeito com o passar do tempo. A outra questão é que, ao potencializar o efeito bactericida com a nanopartícula de prata, dá para diminuir a concentração do etanol do produto. Assim, a concentração do álcool não precisaria ser 70%, poderia ser talvez 50%. E, por fim, o álcool em gel irrita um pouco a pele, e a prata poderia amenizar um pouco isso”, explica a pesquisadora. 

Ainda segundo ela, a produção do álcool em gel com as nanopartículas de prata pode ser feita em laboratório e com um baixo custo de produção. 


Testes 
 

Saiba Mais

Os pesquisadores prepararam e caracterizaram as nanopartículas de prata no laboratório de nanotecnologia e produziram o álcool. O próximo passo é realizar testes de ensaio bactericida conduzidos por pesquisadores da biologia, para verificar o poder de desinfecção do produto.

Quando o álcool em gel for produzido, o grupo distribuirá kits com o produto em escolas públicas do Gama e de Santa Maria. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags