Cidades

GRITA GERAL

Correio Braziliense
postado em 21/07/2020 04:07
Brazlândia
Teste da covid-19

A estudante Amanda Bruna Tavares, 21 anos, reclamou que está com sintomas da covid-19, mas que não pôde fazer o teste em Brazlândia. “Moro em Ceilândia, mas estou passando um tempo em Brazlândia, cuidando da minha avó, e estou com alguns sintomas do coronavírus. Fui até um posto de saúde da cidade, e quando eu estava preenchendo a ficha me informaram que eu não poderia fazer o exame porque não moro na região. Não chegaram nem a terminar o cadastro”, conta. “Estou com medo, até mesmo porque minha avó é do grupo de risco”, complementa.
  • A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou que, no momento, a rede pública está desabastecida de testes rápidos. A pasta esclareceu que, diante das últimas ações do Ministério Público e da Justiça, todos os processos de aquisição de testes rápidos, e de pagamento dos que já foram aplicados na população, foram suspensos. A SES-DF apontou que os 300 mil testes doados pela Receita Federal para o DF são do tipo que dependem de análise laboratorial e estão passando por testes de qualidade. A pasta salientou que a análise já foi concluída no Laboratório Central (Lacen) e está em fase final de avaliação no Instituto Nacional de Controle de Qualidade da Saúde, órgão da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Também foi acrescido que a compra de outros 100 mil testes rápidos, que seriam aplicados na modalidade drive-thru, também está suspensa por determinação da Justiça. A secretaria ressaltou que logo seja notificada da autorização da Justiça, a pasta dará continuidade aos processos para retomada dos testes o mais rapidamente possível.


Parque da Cidade
Uso de máscaras

A aposentada Vanessa Braga, 67 anos, moradora do Park Way, entrou em contato com a coluna Grita Geral para reclamar que muitas pessoas que frequentam o Parque da Cidade não estão usando máscaras. “Na última semana, voltei a frequentar o parque. Para a minha surpresa, encontrei um monte de gente andando sem proteção. Apesar da flexibilização do isolamento social, a pandemia não acabou”, ressalta.
  • A Secretaria DF Legal informou que, desde sexta-feira (17/7), vem atuando em uma rigorosa fiscalização para garantir a segurança do público frequentador dos parques. A pasta salientou que, desde a última semana, mais de 300 abordagens foram feitas em parques, além da distribuição de mil máscaras de proteção. O DF Legal salientou que está desenvolvendo essa frente de fiscalização com o intuito de orientar e educar as pessoas. Ainda foi acrescentado que, ao todo, 26 funcionários da Vigilância Sanitária, Polícia Militar e das secretarias DF Legal, de Governo, Cidades e Esportes participam da ação. Os pontos mais visados pelas equipes são os estacionamentos com maior aglomeração.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags