Cidades

Covid-19: UnB testará vacina em cerca de 850 profissionais de saúde

Produto chinês chegou ao Brasil nesta segunda-feira (20/7) e Hospital Universitário se prepara para receber as doses. Não há previsão da chegada do material em Brasília

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 21/07/2020 12:31
Profissionais de saúde voluntários não podem ter adquirido a doençaA Universidade de Brasília (UnB) testará doses da vacina chinesa contra covid-19 em cerca de 850 profissionais de saúde do Distrito Federal. O material produzido pelo laboratório Sinovac chegou ao Brasil na noite desta segunda-feira (20/7) e deve ser encaminhado para a capital federal assim que o Hospital Universitário de Brasília (HUB) estiver apto para recebê-lo.
;Sabemos que a produção de uma vacina eficaz e segura será a principal medida de saúde pública no combate à pandemia, sobretudo ao considerar a alta taxa de contágio do vírus SARS-CoV-2 e a falta de medicamentos comprovadamente eficazes e disponíveis à população;, observa Dayde Mendonça, professora da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) e gerente de Ensino e Pesquisa do HUB. Ela integra a equipe que conduzirá os testes no hospital.

[SAIBAMAIS]As pesquisas da UnB são parte de um estudo coordenado pelo Instituto Butantan em São Paulo. Ao todo, cerca de nove mil voluntários devem receber a vacina em cinco estados além do DF.

Porém, ainda não existe previsão da chegada da vacina a Brasília. Quando todas as condições necessárias para o armazenamento adequado da vacina forem cumpridas, o produto será enviado pelo Instituto Butantan para o HUB, onde a pesquisa será desenvolvida.
Ainda na segunda-feira (20/7), a vacina produzida pela Universidade de Oxford começou a ser testada em São Paulo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação