Cidades

Ocorrências por acidentes com escorpiões sobem 37% no Distrito Federal

De janeiro a maio, foram registradas 712 ocorrências de acidentes com escorpiões

Correio Braziliense
postado em 21/07/2020 14:15
Foram registradas 712 ocorrências com escorpiões no DF, no período de janeiro a maioAs ocorrências por acidentes domésticos com escorpiões subiram 37% no Distrito Federal. Um levantamento da Vigilância Ambiental mostra que, neste ano, de janeiro a maio, foram registradas 712 ocorrências de acidentes com escorpiões. No ano passado, foram 520 acidentes. 
 
Para evitar a infestação de escorpiões dentro de casa e nos quintais é necessário ter alguns tipos de cuidados. Os escorpiões gostam de se esconder em materiais de construção, caixas de esgoto, entulho, frestas e buracos em paredes, além de caixas de fiação elétrica, de telefone e tomadas abertas. Para evitar o surgimento deles é importante colocar telas de proteção nas janelas, ralos, além de vedar as  portas. Também é necessário redobrar os cuidados para evitar o aparecimento de baratas, pois elas são a fonte de alimento dos escorpiões.
 

Saiba Mais

A Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) alerta que não existe inseticida comprovadamente eficaz para combater escorpiões. A melhor maneira é prevenir o aparecimento, fazendo a limpeza da casa, quintal e criando barreiras de proteção nos possíveis locais de entrada dos escorpiões, para evitar acidentes.
 
A diretoria afirma que monitora a distribuição temporal e espacial da população de escorpiões e de acidentes, além de promover, em todo o Distrito Federal, ações de prevenção e controle do aracnídeo. 
 

Prevenção  

Sempre que aparecer um escorpião em casa é necessário ligar para a Vigilância Ambiental em Saúde através do telefone 160 ou 2017-1343. Equipes irão até o local para descobrir as condições que favorecem o aparecimento e o abrigo do animal peçonhento.   
 
Quem  sofrer um acidente por animal peçonhento deve procurar a emergência dos hospitais regionais ou as Unidades de Pronto Atendimento (UPA). A Secretaria de Saúde também conta com o Centro de Informações Toxicológicas (Ciatox), referência para atendimento a pacientes picados, que funciona 24 horas por dia, com equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros e farmacêuticos. O telefone para contato é 0800 6446774. 

Medidas para evitar escorpiões em casa 

  • Não deixar roupas de cama em contato com o chão
  • Colocar telas nas aberturas de ralos, pias ou tanques
  • Fechar portas e janelas ao entardecer
  • Vedar soleiras de portas e frestas em janelas
  • Rebocar paredes e muros, para fechar vãos ou frestas
  • Fechar bem o lixo
  • Dedetizar para eliminar fontes de alimento do escorpião
  • Remover folhagens, arbustos e trepadeiras das paredes externas e dos muros
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags