Correio Braziliense
postado em 21/07/2020 14:15
Para evitar a infestação de escorpiões dentro de casa e nos quintais é necessário ter alguns tipos de cuidados. Os escorpiões gostam de se esconder em materiais de construção, caixas de esgoto, entulho, frestas e buracos em paredes, além de caixas de fiação elétrica, de telefone e tomadas abertas. Para evitar o surgimento deles é importante colocar telas de proteção nas janelas, ralos, além de vedar as portas. Também é necessário redobrar os cuidados para evitar o aparecimento de baratas, pois elas são a fonte de alimento dos escorpiões.
Saiba Mais
A diretoria afirma que monitora a distribuição temporal e espacial da população de escorpiões e de acidentes, além de promover, em todo o Distrito Federal, ações de prevenção e controle do aracnídeo.
Prevenção
Sempre que aparecer um escorpião em casa é necessário ligar para a Vigilância Ambiental em Saúde através do telefone 160 ou 2017-1343. Equipes irão até o local para descobrir as condições que favorecem o aparecimento e o abrigo do animal peçonhento.
Quem sofrer um acidente por animal peçonhento deve procurar a emergência dos hospitais regionais ou as Unidades de Pronto Atendimento (UPA). A Secretaria de Saúde também conta com o Centro de Informações Toxicológicas (Ciatox), referência para atendimento a pacientes picados, que funciona 24 horas por dia, com equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros e farmacêuticos. O telefone para contato é 0800 6446774.
Medidas para evitar escorpiões em casa
- Não deixar roupas de cama em contato com o chão
- Colocar telas nas aberturas de ralos, pias ou tanques
- Fechar portas e janelas ao entardecer
- Vedar soleiras de portas e frestas em janelas
- Rebocar paredes e muros, para fechar vãos ou frestas
- Fechar bem o lixo
- Dedetizar para eliminar fontes de alimento do escorpião
- Remover folhagens, arbustos e trepadeiras das paredes externas e dos muros
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.