Cidades

Professora da UnB perde pai e mãe para a covid-19: "Foram antes da hora"

Professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, Liliane Machado, perdeu o pai e a mãe em um período de dois dias. O casal deixa quatro filhos e cinco netos

Correio Braziliense
postado em 21/07/2020 17:35

Os dois estavam internados em Goiânia"Eles foram antes da hora por conta da pandemia, isso é muito desgastante emocionalmente", relata Liliane Machado, professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB). Num intervalo de dois dias, ela perdeu pai e mãe para a covid-19. Dona Hyramnita Macedo Machado e Seu Lázaro Machado Araújo, ambos de 87 anos, não resistiram às complicações da doença .

 

"Perdê-los em um momento em que você não pode dar um velório digno, porque é proibido, não pode ver o corpo porque o caixão tem que ser lacrado. Todo aquele símbolo de tradição cristã - velar o corpo, receber os amigos - tudo isso é vetado. Então, é claro que isso faz com que a dor seja maior, misturado com a indignação com a forma como a saúde está sendo tratada pelo governo federal", afirma a professora.  

 

Os dois estavam internados no Hospital Santa Maria, em Goiânia. Após alguns dias de manifestação de sintomas, dona Hyramnita foi internada em 11 de julho, quando o quadro de saúde se agravou. Seu Lázaro foi internado dois dias depois, em 13 de julho. Ambos foram admitidos na unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital e precisaram ser entubados. Com a piora nos quadros clínicos, Seu Lázaro faleceu na última sexta-feira (17/7), e dona Hyramnita, no domingo à noite (19/7).


Saiba Mais

Notas de pesar publicadas pela diretora da FAC, Dione Oliveira Moura, lamentam as perda e reforçam o legado do casal. Dona Hyramnita foi professora, escrivã em cartório e atuou, ao lado do marido empreendedor, com comércio. Seu Lázaro completaria 88 anos em 23 de agosto. O casal deixa quatro filhos, cinco netos e uma bisneta.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags