Cidades

Secretaria de Habitação amplia gestão participativa em revisão do PDOT

A iniciativa tem objetivo de contar com a orientação da sociedade civil em todas as fases do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF

Correio Braziliense
postado em 21/07/2020 21:29
Vista área de local com várias construçõesSecretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) instituiu, pelo prazo de dois anos, a Estrutura de Governança e Gestão Participativa. A medida visa reestruturar a condução da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) e ampliar a participação da sociedade civil nas discussões. O decreto nº 41.004 foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), nesta terça-feira (21/6).
 
A principal novidade é a criação do Comitê de Gestão Participativa (CGP), órgão colegiado com caráter consultivo e propositivo que tem, entre suas atribuições, mobilizar a população por meio de validação das ações de sensibilização, divulgação, informação, capacitação e organização da participação social. 
 
Outra novidade concebida foi a Comissão de Governança (CGO), com a atribuição deliberativa e de articulação interinstitucional, no âmbito do processo de revisão do PDOT. O CGO terá a participação de oito secretários de Estado, do presidente da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), de dois representantes da Coordenação Técnica e de dois representantes do CGP.
 
O decreto mantém na estrutura da Governança e Gestão Participativa a coordenação técnica integrada por servidores da Seduh, responsável por elaborar e atualizar a metodologia do PDOT, e o Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI). Ambos já vinham atuando na revisão. 
 
O GTI é composto por representantes de 29 áreas do governo que atuam na análise dos oito eixos temáticos da revisão do PDOT (como Gestão de Valorização Social da Terra e Habitação e Regularização Fundiária).
 
O CGP terá representantes do governo e da sociedade civil na seguinte proporção: cinco membros do Poder Executivo Distrital; 12 membros da sociedade civil organizada no segmento movimentos sociais e coletivos; cinco membros da sociedade civil organizada no segmento organizações não governamentais e entidades da sociedade civil.
 
Haverá ainda dois membros da sociedade civil organizada no segmento de cooperativas e associações; cinco membros da sociedade civil organizada no segmento entidades do setor empresarial; três membros da sociedade civil organizada no segmento entidade de representação profissional; quatro membros da sociedade civil organizada no segmento conselho de classe profissional e quatro membros da sociedade civil organizada no segmento entidades acadêmica e de pesquisas.
 
A escolha dos representantes da sociedade civil ocorrerá por meio de Edital de Chamamento Público elaborado pela Seduh, que será divulgado nos próximos dias. 







Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags