Cidades

Após morte de cachorro, apicultores retirarão enxame do Parque da Cidade

As abelhas, que estão no estacionamento 7, serão levadas para apiário em Taguatinga

Correio Braziliense
postado em 21/07/2020 23:05
Enxame no Estacionamento 7 será retiadoUma equipe de apicultores irão realizar a retirada de um enxame que está localizado em um teto de alvenaria da área da Piscina com Ondas, no Estacionamento 7 do Parque da Cidade. A ação ocorrerá nesta quarta-feira (22/7), às 8h30, e as abelhas serão encaminhadas para um apiário em Taguatinga. A ação ocorre três dias após uma família sofrer um ataque no gramado do Estacionamento 6, que culminou na morte de um cachorro de estimação de sete anos, o Tufão

De acordo com Luiz Lustosa, presidente da Associação dos Meliponicultores do DF e do Instituto Abelha Nativa, este período de seca é um momento propício para o aparecimento das abelhas no Parque da Cidade. No entanto, a orientação para quem se deparar com o inseto é de se acionar o Corpo de Bombeiros, e que não reaja.

“As abelhas aparecem no parque e em outras áreas do Distrito Federal em decorrência das queimadas, e da não preservação das áreas ambientais. Os insetos perdem o habitat natural e, por isso, passam a circular por outros locais, em busca de abrigo”, explica. 

Ainda segundo Lustosa, a finalidade das abelhas na natureza é a polinização. “Mas não existe abelha perigosa, elas simplesmente reagem. Elas não vai realizar um ataque, a não ser que se sintam ameaçadas. Por isso, pedimos que não mexam com elas ou realizem a queimada de colmeias. A orientação é que se acione o corpo de bombeiros, a nossa associação, para que esses insetos sejam preservados”, acrescenta. 
 
Tufão morreu após um ataque de abelhas 

Perda 

Para a advogada Luana Vieira a perda abrupta de Tufão ainda é muito triste para toda a família. “Ele era meu companheiro de vida, sempre me acompanhava. Claro que sofro muito com o que ocorreu, mas quero que a minha história sirva de exemplo para outras pessoas e para a administração do parque. Eu perdi meu animal de estimação, mas poderia ter sido uma criança ou uma pessoa alérgica. Algo muito pior poderia ter acontecido”, analisa. 

“Depois do ataque, pessoas que estavam no local relatou que ocorreu outros possíveis ataques. Para mim, é importante que a administração tomasse os cuidados e alertasse os visitadores do parque sobre a possível presença de abelhas. Como poderemos nos proteger, se não temos conhecimento de nada?”, questiona Luana.

Ataque

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o ataque de abelhas à família que passeava pelo Estacionamento 6 do Parque da Cidade teria ocorrido porque os insetos estavam em momento de transição. Desse modo, elas poderiam ter se sentido ameaçadas no percurso e, por isso, picado Tufão. 

Nesta quarta-feira (21), a corporação explicou, ainda, que as abelhas não estavam mais no estacionamento. O único enxame identificado é o do Estacionamento 7. Os bombeiros orientam que, se uma pessoa estiver em contato com os insetos em transição, se abaixe e corra em zigue-zague. Além disso, a principal recomendação é que não mate nenhuma abelha, pois isso poderá resultar em um ataque. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags