Correio Braziliense
postado em 22/07/2020 04:19
Os casos de infecção pelo coronavírus no Distrito Federal passaram de 86 mil ontem. A Secretaria de Saúde contabilizou mais 1.789 registros da covid-19 e confirmou 47 mortes de moradores do DF, entre 19 de junho e 20 de julho. No total, 1.056 brasilienses tornaram-se vítimas do Sars-CoV-2. Enquanto isso, a taxa de ocupação de leitos para pacientes com a doença estava em 92,67% no sistema privado, e em 78,66% na rede pública de saúde.
O analista de sistemas Pedro Henrique Ribeiro Campos, 30 anos, ainda não conseguiu confirmar se faz parte do grupo de pessoas infectadas. Ele teve todos os sintomas da doença, mas o primeiro teste deu negativo. A mãe dele também apresentou sinais, mas eles não chegaram a ter acompanhamento médico contínuo. “Fui a uma UPA (unidade de pronto-atendimento), falei que tive sintomas, que fiz o exame e que não estava me sentindo bem. Só me passaram um remédio para febre. Fiquei dois ou três dias em casa, sem saber o que fazer. Comecei a me sentir melhor só alguns dias depois”, relata o morador de Samambaia Norte.
A Secretaria de Saúde informou que equipes da atenção primária têm trabalhado na identificação e na prevenção de enfermidades. Os protocolos de internação dependem de avaliação médica. A pasta acrescenta que, em alguns casos, o paciente pode ser tratado em casa. “Após o diagnóstico, haverá uma busca ativa por pessoas próximas ao doente que também possam estar infectadas, e elas serão orientadas sobre como prevenir a transmissão para terceiros”, destaca.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.