Cidades

Educação ampara professores

postado em 22/07/2020 04:19
O novo normal da educação no Distrito Federal vem ligando um sinal de alerta quanto à saúde mental dos professores, que tentam se adaptar à rotina de aulas on-line em meio à pandemia da covid-19. Por isso, a Secretaria de Educação preparou ações de acolhimento. Uma das iniciativas é o atendimento virtual com psicólogos, por meio da Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho. Outro projeto é o Guia para Acolhimento à Comunidade Escolar, um documento que reúne orientações sobre o autocuidado mental dos profissionais da sala de aula, entre outros temas.

Professores da rede pública de ensino que quiserem fazer o acompanhamento psicológico podem enviar um e-mail para o endereço plantao.saudemental@economia.df.gov.br ; o serviço é gratuito para os educadores da rede pública do DF. ;A Secretaria está fazendo todo o possível para minimizar o impacto psicológico de professores e servidores devido à mudança de rotina imposta pela pandemia. A pasta está dando todas as orientações e suportes para que os professores consigam atravessar este momento que atinge a todos, pois é sensível à situação desses profissionais;, informou a assessoria de imprensa do órgão, em nota oficial.

A Secretaria de Educação usa como referência orientações de instituições como o Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP/DF) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), entre outras. Os professores são instruídos a ter um cuidado com a própria saúde física e emocional, criando momentos de pausa na rotina, alimentando-se de maneira balanceada e recorrendo a atividades como ioga e meditação, por exemplo.

A Secretaria de Educação informou que o Guia para Acolhimento traz algumas sugestões de materiais e metodologias para este período de transição entre o modelo on-line e presencial, que ;tem se desdobrado para dar todo o suporte necessário aos profissionais; e que ;não haverá aumento da carga horária do professor;. O guia conta com recomendações para as atividades presenciais nas escolas durante a pandemia, que estão previstas para serem retomadas a partir de 3 de agosto. (AR)




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação