Correio Braziliense
postado em 23/07/2020 04:18

Motoristas que trafegam pelo centro de Taguatinga devem ficar atentos às alterações de trânsito no local. A partir de hoje, obras para construção do Túnel de Taguatinga interditarão o tráfego de veículos na Avenida Central, direção Sol Nascente/Pôr do Sol-Plano Piloto. No sentido contrário, não haverá alterações.
Os condutores precisarão utilizar vias alternativas para adentrarem a Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Os acessos pela avenida das Palmeiras, Samdu e Pistão Norte são alternativas para motoristas que seguirão no sentido Plano Piloto. Quem vem da Elmo Serejo, terá que fazer um desvio no viaduto da Samdu e acessar a Avenida das Palmeiras, podendo seguir para o Pistão Norte ou EPTG.
De acordo com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF), cerca de 135 mil veículos trafegam na região diariamente. Apenas no sentido afetado, são 60 mil veículos. Dessa forma, a expectativa é de que o trânsito na região se complique até o término das obras. Viaturas e agentes do Detran sinalizarão e orientarão condutores sobre os desvios nos primeiros dias da intervenção.
“Isso com certeza acaba trazendo uma preocupação maior, principalmente porque, com a via interrompida, a gente precisa criar alternativas para que as pessoas possam continuar seus trajetos. Pela manhã, a gente espera uma maior retenção em razão da saída de Ceilândia, Samambaia e Taguatinga em direção ao Plano Piloto”, explica o coordenador de Policiamento e Fiscalização de Trânsito da região Oeste, Glauber Peixoto.
Os passageiros de ônibus também enfrentarão mudanças em seus trajetos. O embarque de ônibus da Avenida Central, sentido Plano Piloto, passará a ser feito na Avenida das Palmeiras, onde serão indicadas três novas paradas de ônibus por meio de placas sinalizadoras. O embarque de passageiros no sentido contrário, Plano Piloto-Ceilândia, no entanto, permanece inalterado.
Segundo o Secretário de Operações da Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal (Semob/DF), Márcio Antônio de Jesus, as paradas da Avenida Central serão remanejadas para a Avenida das Palmeiras, para maior conforto dos passageiros. “É só o tempo da empresa fazer todo a instalação. Nós pedimos a maior urgência possível e, a partir de amanhã, a empresa trabalhará nisso. A gente acredita que, no prazo de uma semana, deve ficar pronto”, prevê.
O morador de Taguatinga Raylson da Cruz, 42, também se mostra contente com o início das obras, apesar das dificuldades no trânsito que precisará enfrentar. “Para a gente, que pega a Elmo Serejo, vai dar uma piorada. Apesar do transtorno, é necessário que faça essa obra. É uma obra que já deveria ter saído do papel e, agora, acho que vai, de fato, iniciar”, afirma.
É o que pensa o empresário Klaus Schneider, 43, embora ele tema um possível atraso na conclusão dos trabalhos. “A expectativa é muito alta, desde que entreguem a obra rápido. Mas, se enrolar igual à do viaduto (na entrada da cidade), por exemplo, vai ficar horrível”, crítica o morador de Taguatinga. O viaduto de Taguatinga foi inaugurado em fevereiro, após cinco anos de paralisação.
O Túnel de Taguatinga faz parte do Corredor Eixo-Oeste, que ligará, subterraneamente, o Sol Nascente ao Plano Piloto, passando por Taguatinga. Com fluxo ininterrupto, a previsão é de que melhore o trânsito tumultuado da região. “Nós temos muitos cruzamentos e semáforos no centro de Taguatinga. Com o túnel, o trânsito vai ficar livre, então, com certeza vai facilitar muito a vida dos condutores”, calcula Glauber Peixoto.
As obras, iniciadas em maio com o alargamento da alça de acesso à EPTG pelo Pistão Norte, têm previsão de conclusão em fevereiro 2022. Os trechos da avenida, no entanto, devem ser liberados conforme conclusão das obras de escavação. O consórcio Novo Túnel é o responsável pelo empreendimento, que deve custar R$ 275,7 milhões.
O trecho terá 38,7km de extensão e deve beneficiar, principalmente, a população de Ceilândia, Sol Nascente, Taguatinga, Plano Piloto, Samambaia, Águas Claras, Vicente Pires e Guará. Indiretamente, também serão contemplados moradores das regiões de Brazlândia e Águas Lindas de Goiás.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.