Cidades

Desemprego atingiu 26 mil moradores do DF entre maio e junho

Número de pessoas desempregadas no DF subiu de 177 mil para 203 mil entre os dois meses, aponta IBGE

Correio Braziliense
postado em 23/07/2020 09:50
Há também trabalhadores que estão empregados, mas foram afastados: 258,41 mil pessoas no DFA crise provocada pela pandemia gerou o desemprego de 26 mil moradores do Distrito Federal entre os meses de maio e junho. O dado é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios covid-19, divulgado nesta quinta-feira (23/7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento mostra que o número de pessoas desocupadas no DF subiu de 177 mil para 203 mil entre os dois meses de análise. A taxa de desocupação ficou em 13,1% — maior do que a média nacional de 12,4% —, o que representa um aumento de 1,57% em relação à última pesquisa. A capital está na 10º posição entre as unidades da federação com as taxas mais elevadas.

A pesquisa aponta também que o DF tem 258,41 mil pessoas empregadas que foram afastadas do trabalho. Quase metade delas, 45,9%, deixaram de receber remuneração.
 
Por outro lado, cresceu o número de pessoas ocupadas que não foram afastadas do serviço, passando de 1,05 milhão em maio para 1,08 milhão em junho. Entre elas, 280 mil, ou 25,8%, estavam trabalhando de forma remota. O percentual de trabalhadores em home office do DF foi o maior entre todas as unidades da federação.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags