Cidades

Cavalo morre após receber quase 50 chicotadas e golpes de pá do dono

A égua morreu devido às diversas chicotadas e golpes com uma ferramenta tipo "pá de bico", 45 dias depois da ocorrência das agressões. O homem confessou o crime e foi condenado a prisão em regime aberto

Correio Braziliense
postado em 23/07/2020 17:20
Cavalo galopando.Homem condenado por crime contra fauna, em razão de maus-tratos a uma égua teve pedido de recurso negado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Para o Ministério Público do DF e Territórios, o acusado, proprietário do animal domesticado, praticou o crime de forma consciente e voluntária.
 
De acordo com a promotoria, o acusado perdeu a paciência quando a égua parou de obedecê-lo e passou a chicotear o animal a fim de fazê-lo seguir em frente. Contudo, esgotada pelo cansaço e ferimentos, o animal permaneceu parado.
 
Testemunhas afirmam que o homem a agrediu com o chicote, aproximadamente, 50 vezes, além de golpeá-la com uma ferramenta tipo "pá de bico" e parou apenas após a chegada da Polícia Militar, que o conduziu à delegacia. Depois de 45 dias, o animal morreu.
 
Segundo os espectadores, o réu, mesmo sendo advertido para cessar com as agressões, continuou a bater no animal com um chicote de corda. A Justiça afirma que o excesso de golpes com ferramenta e chicotadas em animal domesticado, que resulta em morte, configura a prática do crime de maus-tratos previsto no artigo 32, caput, da Lei 9.605/1998.
 
Para a Corte, ficaram comprovadas a autoria e materialidade do delito, porque o dono do animal confessou o crime ao dizer que perdeu a paciência com a égua e passou a maltratá-la. Dessa forma, a promotoria manteve a decisão do Juizado Criminal do Paranoá, que determinou o cumprimento de três meses de detenção em regime aberto pelo acusado. 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags