Cidades

Primeiro laboratório de testes 5G do Brasil será inaugurado no DF

O laboratório fica no Parque Tecnológico de Brasília, o Biotic. O objetivo é demonstrar os diversos usos possíveis da rede 5G e o potencial surgimento de novas soluções e empresas de base tecnológica a partir dela

Correio Braziliense
postado em 23/07/2020 21:59
BioticSerá inaugurado, nesta sexta-feira (24/7), o primeiro ambiente de teste permanente da tecnologia 5G do Brasil. O laboratório fica no Parque Tecnológico de Brasília, o Biotic. O objetivo é demonstrar os diversos usos possíveis da rede 5G e o potencial surgimento de novas soluções e empresas de base tecnológica a partir dela.
 
No local, o público poderá ter experiências gratuitas com smartphones e com a realidade virtual sob demanda. Em respeito aos protocolos de segurança para evitar contaminações pelo coronavírus, o evento contará apenas com a presença das autoridades do Governo do Distrito Federal e representantes das empresas envolvidas, e será transmitido ao vivo, via internet, às 10h30, por meio do canal do Youtube da Biotic S/A e do GDF.
 
“O 5G é o futuro. Vai possibilitar a internet das coisas, a conexão ampla e isso terá reflexo imediato na criação de empregos e nas oportunidades para empreendedores. Brasília sai na frente com esse laboratório; quando o sistema for implantado no Brasil já estaremos bem preparados para avançar”, afirma o governador do DF, Ibaneis Rocha. Para ele, a chegada da tecnologia de forma definitiva abre possibilidades para a consolidação da capital federal como polo de desenvolvimento de soluções digitais. 

Já o presidente da Biotic S/A, Gustavo Dias Henrique, explica que o laboratório 5G vai gerar valor ao ecossistema de inovação e ao empreendedorismo do Distrito Federal, uma vez que proporcionará experiências reais de como a rede 5G funcionará em sua totalidade quando o leilão ocorrer no Brasil. “Ambientes tecnológicos e inovadores como este ampliam o estímulo ao desenvolvimento de soluções voltadas à internet das coisas e às Smart Cities, tornando Brasília uma cidade cada vez mais inteligente e inovadora”, afirma.

O laboratório contará com equipamentos conectados à rede 5G em que o usuário poderá navegar e conhecer mais essa rede, que promete ser até 100 vezes mais rápida do que a rede 4G. Além disso, será possível realizar uma conexão com uma fábrica de distribuição e logística, utilizando realidade virtual. Isso proporcionará uma experiência com a tecnologia voltada para a Indústria 4.0 e a IoT (internet das coisas), onde será possível ver, em tempo real, todos os processos do centro que incluem a utilização de robôs para o envio automático de materiais para o armazenamento. 

Para o presidente da Terracap, Izidio Santos, essa poderá ser uma saída inclusive para empresas impactadas pela pandemia. “Esta acabará sendo a única saída de muitas empresas: a inovação. Aí entra essa experiência no laboratório 5G, que proporciona interação com a chamada Indústria 4.0 e outros conceitos como a Internet das Coisas. Tecnologias que certamente poderão trazer desenvolvimento, inteligência aos negócios e aumento significativo de produtividade.”


Como funciona a tecnologia 5G

Diferentemente do 4G, a tecnologia 5G possibilitará a conexão simultânea de aparelhos, permitindo ao usuário conectar até mil objetos no dispositivo móvel. A principal diferença da internet 5G é a menor latência, ou o menor tempo de resposta para transferir um pacote de dados na rede. A latência é diferente da velocidade. O 5G permite uma taxa de transmissão centenas de vezes maior do que a atual. A partir disso, em sua máxima potência, o 5G poderá entregar altíssimas velocidades de internet. Além disso, a nova rede promete consumir até 90% menos energia do que as redes 4G atuais.


Como testar a rede no laboratório 5G

O laboratório 5G é resultado de uma parceria entre a Biotic S/A, subsidiária da Terracap, com a Huawei e a Telefônica Vivo e será aberta gratuitamente ao público, com agendamento sob demanda, respeitando as restrições sanitárias impostas pelas autoridades de saúde. Os interessados devem entrar em contato com a empresa pelo e-mail bioticsa@bioticsa.com.br.

Com informações da Terracap

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags