Cidades

Porteiros recebem treinamento da PM para reforço de segurança na Asa Sul

O projeto visa aproximar a comunidade da PM, integrar os moradores por meio de uma rede de comunicação e protegê-los

Correio Braziliense
postado em 24/07/2020 13:55
Agentes de portaria se reúnem para palestra proferida por policial especializadaPolícias do 1° Batalhão da PMDF treinaram e coordenaram porteiros da Asa Sul com o objetivo de desenvolver um trabalho preventivo à criminalidade no Plano Piloto. A ação faz parte do projeto Policiamento Vizinhança, elaborado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da PM e em parceria com a comunidade. A atividade é realizada desde o início de julho.

O projeto tem três pilares: aproximar a comunidade da Polícia Militar, integrar os moradores por meio de uma rede de comunicação e protegê-los. Com radiocomunicadores ligados 24h por dia, os porteiros e os síndicos dos 11 blocos da 313 Sul podem falar entre si, comunicar movimentos estranhos e, no caso de identificá-los, avisar imediatamente a PM em um grupo de WhatsApp.

“Os porteiros funcionam como uma câmera viva da PM”, explica o comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, major Kotama. “Nós os treinamos para não reagirem nem se exporem ao perigo. Essa missão é nossa, por meio do repasse de informações fornecidas às nossas equipes de segurança”. Ele lembra que o policiamento já existe, mas agora ganha reforço com o projeto.

Técnicas de observação


Saiba Mais

A primeira etapa do trabalho é feita por policiais que repassam aos porteiros conhecimentos de observação, memorização e descrição – técnicas que ajudarão a PM na prevenção e na intervenção em crimes. Depois de instruídos, os porteiros recebem acompanhamento das equipes.

O Rede de Vizinhos Protegidos do Lago Norte é um programa semelhante e desenvolvido com proprietários de chácaras e fazendas das áreas rurais do DF. De acordo com o major Kotama, a comunidade da Asa Sul tem particularidades que merecem ser exploradas. “São moradores antigos, com casos de porteiros que estão há muitos anos na função e conhecem bem as rotinas de quem circula por lá, seja morador, seja visitante e até prestadores de serviços”.

“Juntos podemos muito”


Presidente do Sindicato dos Condomínios Residenciais e Comerciais do DF (Sindicondomínio) e síndico do bloco A da 313 Sul há nove anos, Antônio Carlos Paiva é um dos entusiastas do projeto. Sua expectativa é que aumente a segurança dos moradores  que enfrentam problemas como roubo de carros e furtos de rodas de veículos. “É um sonho ter uma ligação mais próxima com a Polícia Militar”, diz. “Os órgãos públicos sozinhos não podem tudo, mas nós, todos juntos, podemos muito”.

Novas quadras


O Policiamento Vizinhança vai ser expandido para outras regiões: será também levado para as superquadras 402 e 109. A servidora pública Gabriela Frota, 34, é síndica em um bloco da 402, diz que, com a grande movimentação de pedestres, os moradores enfrentam, muitas vezes, problemas com usuários e traficantes de drogas.

“Estamos seguindo todas as orientações repassadas pela PM e cheios de expectativas, só aguardando a chegada dos equipamentos de segurança que adquirimos”, informa. Assim como ela, os demais síndicos interessados em incluir suas quadras no Policiamento Vizinhança podem entrar em contato com o 1º Batalhão da Polícia Militar pelo telefone (61) 3190.0100.
 
Com informações da Agência Brasília 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags