Cidades

Ibram apreende 15 aves nativas e exóticas em residência na Asa Norte

As aves estavam sendo criadas em cativeiro. O proprietário do imóvel recebeu multa de mais de R$ 123 mil

Correio Braziliense
postado em 24/07/2020 16:24
Aves capturadas pelo Ibram na Asa Norte sofriam com maus-tratosEquipes do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam, esta semana, após receberem denúncia anônima, 15 aves nativas, exóticas e raras, em uma residência na Asa Norte. O proprietário do imóvel recebeu multa em mais de R$ 123 mil. 
 
Segundo o Ibram, as aves estavam sendo criadas em cativeiro e os fiscais tiveram dificuldade em localizar os animais na casa: havia seis pássaros silvestres nativos escondidos no interior de um armário e uma arara em um depósito, no subsolo do imóvel, onde funcionava uma malharia. 
 
Das aves capturadas, sete eram silvestres nativas, uma arara-canindé e sete eram pássaros silvestres exóticos. Os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama. Também foram encontradas duas penas de outras duas araras e um exoesqueleto de coral.

Saiba Mais

As penalidades aplicadas foram justificadas, no relatório da fiscalização pela existência no local de armadilha do tipo alçapão, utilização de produtos da fauna silvestre pelas penas e pelo coral, utilização de espécime da fauna silvestre sem licença, introdução de espécimes de fauna silvestre exótica no país, maus-tratos de animais e utilização de espécimes da fauna silvestre nativa em desacordo com a licença.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags