Correio Braziliense
postado em 24/07/2020 22:03
O assentamento Estrela da Lua, localizado na Região Administrativa do Paranoá, é o primeiro do Distrito Federal a ter um sistema de irrigação com utilização de energia fotovoltaica (força eletromotriz pela ação da luz). Essa instalação tem o objetivo de levar a água até um sistema de tanques e caixas, a fim de viabilizar a produção agrícola no assentamento.
O programa de energia fotovoltaica da Emater-DF visa a instalação de módulos fotovoltaicos em pequenas propriedades, como forma de reduzir custos para os produtores e garantir uma produção agropecuária mais sustentável.
São sete glebas, que terão acesso aos recursos hídricos, beneficiando 35 pessoas. O assentamento foi criado em 2013, próximo ao parque Ivaldo Cenci – onde é realizada a AgroBrasília. Cada propriedade tem 2,5 hectares (25 mil metros quadrados); a área coletiva, 5,73 hectares (57,3 mil metros quadrados).
O assentamento não tem fornecimento regular de energia elétrica, no entanto, segundo o coordenador do programa de energia fotovoltaica da Emater-DF, geógrafo Tupac Petrillo, esse sistema resolve a questão da irrigação da comunidade e ainda contribui para atenuar irregularidades.
Além do sistema de energia fotovoltaica, o assentamento recebeu da Secretaria de Agricultura (Seagri), em maio, um kit de irrigação para atender a comunidade. A entrega atende a um anseio antigo do assentamento. Com o kit de irrigação, que inclui caixa d´água, encanamento e sistema de bombeamento, será possível fornecer água para plantio em uma área de mil metros quadrados em cada chácara.
Com informações da Agência Brasília
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.