Cidades

Covid-19: aplicativo reformulado com apoio da UnB monitora pacientes

Por meio do dispositivo, os usuários podem registrar, diariamente, o próprio estado de saúde e acompanhar, por meio do mapa da saúde, o quadro clínico de pessoas próximas

Correio Braziliense
postado em 24/07/2020 21:42
São 18.870 usuários no aplicativo, a maioria da comunidade acadêmicaUm aplicativo para telefones celulares monitora o quadro clínico de pacientes com o novo coronavírus. A ferramenta, criada em 2007 pela Rede Brasileira de Profissionais de Vigilância em Saúde (Proepi) e reformulada com apoio do Decanato de Graduação (DEG) da Universidade de Brasília (UnB), conta com 18.870 usuários, a maioria da comunidade acadêmica. 
 
O aplicativo, batizado de Guardiões da Saúde, foi reformulado justamente para otimizar a vigilância relacionada à covid-19. Por meio do dispositivo, os usuários podem registrar, diariamente, o próprio estado de saúde e acompanhar, por meio do mapa da saúde, o quadro clínico de pessoas próximas. Além disso, eles podem ter informações sobre medidas de biosegurança para evitar a transmissão da doença. 
 
O aplicativo é disponível para toda a comunidade. Para os estudantes da UnB, o uso dele oferece quatro créditos de módulo livre. A ideia é incentivar a participação dos alunos. De acordo com o projeto, a expectativa é de que o número de usuários seja expandido, “pois essa estratégia será fundamental para o retorno presencial das atividades nos campi”. 
 
Por meio do aplicativo, é possível monitorar os próprios sintomas. Ele oferecerá orientações sobre a procura por unidades de saúde. Por meio de análises dos dados da ferramenta, também será possível determinar locais de possíveis surtos e informar autoridades sanitárias para que se tomem medidas de políticas e intervenções em tempo hábil. 
 
O aplicativo traz informações como idade, gênero, número de moradores de uma residência e comorbidades dos pacientes. Além disso, mostra se o diagnosticado está fazendo trabalho remoto e se pode manter o isolamento social.  
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags