Cidades

Cinco regiões do DF terão fornecimento de água interrompido por 24 horas

Segundo a Caesb, as unidades consumidoras devem contar com reservatórios que guardem o volume mínimo correspondente ao consumo médio diário, por isso, não deve faltar água. Se necessário, as regiões serão atendidas por caminhões-pipa

Correio Braziliense
postado em 27/07/2020 18:30

O antigo reservatório da Caesb, ETA Brasília, conhecido como R1, será desativado definitivamentePara garantir melhoria nas condições de abastecimento, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) irá realizar a interligação da unidade de bombeamento aos novos reservatórios do Plano Piloto. Com a ação, o antigo reservatório da ETA Brasília, conhecido como R1, será desativado definitivamente.

 

Para executar o serviço, será necessário interromper o fornecimento de água das 8h de terça-feira (28/07) às 8h de quarta-feira (29), em locais no Guará, Cruzeiro, Sudoeste, SIA e Brasília (confira abaixo). Em caso de necessidade, as unidades de saúde das regiões afetadas serão atendidas com caminhão-pipa.

 

De acordo com a companhia, toda unidade usuária deverá contar com reservatório - caixa d’água - que comporte um volume mínimo correspondente ao consumo médio diário de água, de acordo com o artigo 50 da Resolução da Adasa nº 14, de 27 de outubro de 2011.

 

Com isso, os usuários não deverão ser afetados pela interrupção no fornecimento de água. Segundo o texto, “o usuário é responsável pela limpeza e desinfecção da instalação predial de água e do reservatório predial antes da ligação definitiva de água, e posteriormente pela limpeza e desinfecção semestral do reservatório predial”.

Novos reservatórios

No lugar do Reservatório da Estação de Tratamento de Água Brasília, conhecido como R1, que está em funcionamento desde 1960, dois novos reservatórios metálicos de 15.000 m³ cada estão sendo erguidos. Com eles, a capacidade de 20.000m³ será de 30.000m³. Atualmente, o R1 opera com 70% de sua capacidade nominal.

 

Com recursos do BID, a obra conta com investimento de R$ 35 milhões e teve início em fevereiro do ano passado, a partir da construção dos reservatórios metálicos de aço carbono.

 

Os novos reservatórios vão possibilitar o aumento da disponibilidade hídrica à população que já é abastecida pela ETA Brasília, local onde eles estão abrigados. Além disso, vão permitir a diminuição do risco de falta d’água, devido ao aumento da capacidade de reservação. A implantação proporcionará maior segurança operacional, flexibilidade, robustez e maior autonomia na operação do sistema, além de exigir menor manutenção.

Locais que terão interrupção de água

- GUARÁ (Toda localidade): Guará I, Guará II, Setor Habitacional Lúcio Costa, Expansão do Guará, SOF do Guará; Carrefour, Setor Park Sul, Super Quadra Park Sul - SQPS; Setor de Garagens e Concessionárias de Veículos - SGCV, Setor de Oficinais Sul - SOFS, Setor de Múltiplas Atividades Sul - SMAS (todo), Metrô-DF - Park Shopping, Leroy Merlin, Extra Hipermercado, Casa Parque, Florida Mall, Super Quadra Brasília - SQB, Colônia Agrícola Águas Claras Chácaras - CAAC; Colônia Agrícola Bernardo Sayão - CABS; Colônia Agrícola IAPI.

 

- CRUZEIRO: Cruzeiro Novo, Setor Residencial Interno - SRI e Octogonal.

 

- SUDOESTE: Toda localidade (inclusive Observatório Meteorológico - INMET). SIA: Toda localidade (exceto Setor de Inflamáveis - SIN).

 

- BRASÍLIA: Setor de Garagens Oficiais - SGO (todo); Setor de Indústrias Gráficas - SIG (todo); Setor de Abastecimento e Armazenamento Norte - SAAN (todo); Setor Militar Urbano - SMU (exceto Hospital Militar de Área de Brasília - HMAB); RCGD (todo, inclusive BGP); Setor de Múltiplas Atividades Norte - SMAN (todo); Setor de Oficinas Norte - SOFN (todo); Setor Policial Sul - SPS (todo); Setor de Administração Municipal - SAM (todo, inclusive: TCB, SLU, TCDF, MPDFT, Palácio do Buriti e TJDFT) Centro de Convenções e Torre de TV; Setor de Grandes Áreas Sul - SGAS 901 a 908; Setor Habitacional de Casas Geminadas Sul - SHCGS 702 a 708, Comércio Local Sul - CLS 702 a 708; Administração do Parque da Cidade; Instituto Médico Legal - IML; Setor Recreativo Parque Norte (todo); Parque Ferroviário de Brasília (Rodoferroviária); Setor Policial - SPO (todo); Setor Terminal Sul - STS (todo).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags