Cidades

Eixo capital

Correio Braziliense
postado em 28/07/2020 04:06

Sujeira nos ônibus preocupa MPDFT 
A força tarefa do Ministério Público do DF formada para fiscalizar as ações de combate à pandemia do novo coronavírus tratou ainda da dificuldade de interlocução com as concessionárias do transporte público. De acordo com os promotores, já foram expedidos cerca de 880 autos de infração pelo GDF por conta do descumprimento de higienização dos veículos pelas empresas de ônibus.


Absolvida
Quase 11 anos depois da deflagração da Operação Caixa de Pandora, a empresária do ramo de tecnologia Cristina Boner comemora o fim do processo em que era acusada de improbidade administrativa envolvendo contratação com o Governo de Brasília, em 2010. Ela foi absolvida por unanimidade pela 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça em 24 de junho deste ano e o MP comunicou que não vai recorrer da decisão. Cristina havia sido acusada pelo delator do suposto esquema de corrupção, Durval Barbosa.


Internado
Fernando Jorge Caldas Pereira, dono do instituto de pesquisas O&P Brasil, está internado no Hospital Santa Lúcia em estado grave. O sociólogo que trabalhou com os ex-governadores Rodrigo Rollemberg (PSB) e Maria de Lourdes Abadia, é mais um caso de contaminação por covid-19, com complicações por comorbidades. Força, Fernando Jorge.


Risco de faltar dinheiro
O secretário de cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, anda preocupado com a aplicação da Lei Aldir Blanc no DF. Há muita expectativa do setor de que o dinheiro vai tirar os artistas da crise. Mas o cobertor, na sua avaliação, pode ser curto. “O governo federal ainda não sinalizou o montante que virá. O que temos, por enquanto, são projeções não oficiais”, lamenta. Enquanto isso, a pasta está organizando uma força-tarefa para cruzar todos os dados dos beneficiários e evitar que a simplificação dos cadastros dê margem a fraudes. O secretário convidou oficialmente o Tribunal de Contas do DF e o Ministério Público a compor o comitê consultivo que a Secretaria montou para acompanhar a aplicação da lei.

Só papos


“Lembra do governador petista do Piauí, Wellington Dias, aquele que financiou o mensalinho do Twitter? Ele teve a casa visitada pela PF hoje (ontem), em apuração de supostos desvios e superfaturamento de contratos na Secretaria de Educação”
Deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)


“Denunciamos o abuso de autoridade contra Wellington Dias e Rejane Dias como perseguição política, numa operação que tem quase três anos e deveria apurar fatos anteriores. Nem o governador nem a deputada são acusados de nada que justifique tais abusos”
Deputada Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT

À QUEIMA-ROUPA 
 
 
 
Vice-presidente da Câmara Legislativa, Rodrigo Delmasso (Republicanos)

“Comecei (a tomar cloroquina) no mesmo dia em que o laudo demonstrou ter detectado covid-19 no meu organismo”

Na semana passada, você testou positivo para covid-19. Como está se sentindo?
Estou bem. Não tive nenhum sintoma até hoje.

Tem ideia de como se contaminou?
Não tenho ideia. Tenho tomado todo cuidado possível. Minhas reuniões são todas por videoconferência, não estou fazendo nenhuma visita presencial. Tenho ficado em casa. No dia 13 de julho tinha testado negativo e nove dias depois testei positivo.

Acredita que o uso de máscara impede o contágio?
Não impede, mas reduz as possibilidades. Por isso, sempre uso máscaras. Inclusive agora, no período de isolamento, tenho usado máscara dentro de casa para diminuir a possibilidade de contágio do restante da minha família.

Está tomando cloroquina?
Sim, comecei no mesmo dia em que o laudo demonstrou ter detectado covid-19 no meu organismo.

Você é autor de um projeto que muda as regras de escolha para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do DF, dando o poder à Câmara Legislativa para definir um nome para a vaga destinada a auditor quando não houver ninguém no páreo. Pretende concorrer, se a proposta de Emenda à Lei Orgânica for aprovada?
Não serei candidato a esta vaga. Vale lembrar que o TCDF é um órgão auxiliar do Poder Legislativo, de quem é a titularidade do Controle Externo. A Proposta não muda a regra, mas sim cria uma situação transitória em um caso excepcional, ou seja, se não existir auditor que cumpra os requisitos constitucionais caberia ao titular do controle externo, a Câmara Legislativa, a indicação da vaga, com o compromisso de na próxima vaga pertencente à Câmara a indicação de um auditor caso tenha algum que atenda os requisitos.

Acredita que a Câmara escolheria um de seus integrantes?
A escolha precisa obedecer critérios objetivos, estabelecidos na legislação. Se algum membro do Poder Legislativo, sem contar comigo, quiser, terá que atender os critérios estabelecidos na Constituição e na Lei Orgânica do DF.

Você ainda pretende disputar a Presidência da Câmara?
Qualquer deputado distrital gostaria de ser Presidente da Câmara. Acredito que o meu momento passou. Gostaria de permanecer na vice-presidência  para terminar todos os projetos que iniciamos e que são visíveis os resultados. 

Apoiaria a reeleição de Rafael Prudente?
O deputado Rafael Prudente tem feito uma excelente Gestão Administrativa e Política da Casa. Mesmo sendo do mesmo partido do governador, muitas vezes tem se colocado ao lado dos deputados. Individualmente apoiaria sim, mas a decisão caberá também ao meu partido até porque somos dois deputados na CLDF. Internamente estou construindo isso.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags