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Grita geral

grita.df@dabr.com.br (cartas: SIG, Quadra 2, Lote 340 / CEP 70.610-901)

Correio Braziliense
postado em 29/07/2020 04:18
grita.df@dabr.com.br  (cartas: SIG, Quadra 2, Lote 340 / CEP 70.610-901)

Gama
Cirurgias gerais

A babá Rose Souza, 42 anos, moradora do Gama, entrou em contato com a coluna Grita Geral para reclamar que estava esperando uma cirurgia na rede pública de saúde, mas, novamente, prorrogaram as datas de realização das cirurgias gerais. “Estava tudo certo, faria a cirurgia nesta semana, mas quando fui fazer os últimos exames na sexta-feira, me informaram que o decreto que proíbe cirurgias gerais foi prorrogado”, conta. “O meu caso é urgente, preciso tirar o útero. Outros órgãos já foram atingidos, sem falar da hemorragia e da anemia. Não posso esperar mais, se eu não fizer a cirurgia logo, posso até falecer”, protesta.

» A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou que prorrogou, até 9 de agosto, a suspensão das cirurgias eletivas visando concentrar esforços nos atendimentos de urgência e emergência em toda a rede pública de saúde DF.  O procedimento está suspenso desde 29 de junho, conforme a circular nº106/2020. A exceção permanece para os procedimentos oncológicos, cardiovasculares e transplantes, que continuarão sendo feitos normalmente. Após o fim da suspensão, os procedimentos cirúrgicos serão reagendados.




Samambaia
Obra inacabada

A atendente Mariana Melo, 27 anos, entrou em contato com a coluna Grita Geral para reclamar que uma equipe da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) fez uma obra na QR 516, conjunto 14 e 16, de Samambaia, mas deixou um buraco no local. “A Terracap revitalizou algumas partes da quadra, mas a cratera ficou aberta, porque disseram que foi a Caesb a responsável. O problema é que buraco está na rua há mais de um mês. Será que não vão arrumar?”, questiona Mariana.

» A Caesb informou que, em função do cenário de pandemia do novo coronavírus, está priorizando os serviços emergenciais, de modo a não comprometer o abastecimento de água e o tratamento de esgotos. Contudo, a pasta destacou que uma equipe técnica foi encaminhada ao local indicado pela leitora para verificar a situação e adotar as medidas necessárias. A companhia esclareceu que os cidadãos podem enviar demandas por meio da Central de Relacionamento com o Cliente, pelo telefone 115, pelo aplicativo para dispositivo móvel (APP Caesb) e pela Agência Virtual, no site www.caesb.df.gov.br.



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