Cidades

Hackers são suspeitos de roubar R$1 milhão de contas bancárias

Operação da Polícia Civil do DF cumpriu 16 mandados de busca e apreensão e oito de prisão preventiva na madrugada desta quinta-feira (30)

Correio Braziliense
postado em 30/07/2020 06:56
A ação da PCDF foi deflagrada na madrugada desta quinta (30)

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desarticulou um grupo de hackers suspeito de invadir contas bancárias e roubar cerca de R$ 1 milhão. 

A ação batizada de Operação Mob Fools, deflagrada na madrugada desta quinta-feira (30), foi encabeçada pela Divisão de Repressão ao Crime Organizado (Draco) e contou com a colaboração da Coordenação Especial de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Cecor). 

De acordo com os investigadores, o grupo furtava o dinheiro da conta das vítimas e o transferia para contas de laranjas, que sacavam o valor integral. Os laranjas ficavam com cerca de 10% do valor furtadado e rapassava o resto aos hackers.  

Em alguns casos, parte do valor era fracionado para outras contas-correntes, antes da realização dos saques, ou transferidos diretamente para contas de casas de câmbio para servirem como pagamento por moedas estrangeiras negociadas, usadas para lavar o dinheiro, dando aparência de licitude a ele. 

Além disso, os suspeitos utilizavam a conta das vítimas para realizarem o pagamento de boletos de empresas de fachada, para dar uma aparência lícita ao dinheiro. 

No total, foram cumpridos 16 mandados  de busca e apreensão domiciliar e oito de prisão preventiva em Taguatinga, Samambaia, Ceilândia, Santa Maria, Sobradinho, Planaltina, São Sebastião, Planaltina de Goiás e Santo Antônio do Descoberto/GO. Entre os alvos da ação estão os laranjas, que emprestavam as contas para o dinheiro transitar; os recrutadores, que convocavam os laranjas e os pagavam; e os líderes do grupo que encabeçavam os golpes. 

Todos foram indiciados pelos crimes de de organização criminosa, furto mediante fraude e lavagem de dinheiro. A pena pode chegar a 32 anos de prisão. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags