Cidades

Bombeiros levam mais de 4 horas para conter incêndio na Floresta Nacional

Corporação foi acionada por volta das 18h28 desta quinta-feira (30/7). Foram mobilizados 35 militares e seis viaturas para conter o fogo na região de Taguatinga, às margens da BR-070

Bombeiros militares do Distrito Federal levaram mais de quatro horas para conter um incêndio na Floresta Nacional de Brasília, na noite desta quinta-feira (30/7). A corporação foi acionada por volta das 18h25 para atender uma ocorrência de queimada às margens da BR-070, na região de Taguatinga. 

Ao chegarem ao local, três brigadistas que prestam serviço para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atuavam no combate ao fogo. 

Foram mobilizados 35 militares e seis viaturas do Corpo de Bombeiros que se dividiram no local, estrategicamente, e controlaram as chamas em um dos quadrantes em que a área é subdividida.

O fogo não se alastrou para outras áreas. Toda a operação de combate durou cerca de quatro horas, encerrando às 23h. 
 
O Corpo de Bombeiros não soube informar as causas do incêndio. A área atingida será medida nesta sexta-feira (31/7). 

Estado de atenção

O Distrito Federal  nesta quinta-feira (30/7), após a umidade relativa do ar chegar a 20%. Desde o início da semana, a umidade se manteve abaixo dos 30%. Nesta sexta-feira (31/7), de acordo com a medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima pode chegar a 25%. 

De acordo com a  Defesa Civil do DF, caso a seca se intensifique, os próximos passos são estados de alerta e de emergência. A orientação do órgão é que as pessoas se mantenham hidratadas durante o período de seca no Distrito Federal e evitem colocar fogo no mato ou jogar bituca de cigarro em área verde. O clima seco com baixa umidade aumenta os riscos de incêndios.  

Orientações 

  • Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h;
  • Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água;
  • Consumir água à vontade; 
  • Uso de protetor solar em todos os horários do dia;
  • Trocar de máscara de proteção de duas em duas horas.