Correio Braziliense
postado em 01/08/2020 04:16
Com a divulgação do projeto de cobranças de tarifas em estacionamentos do Plano Piloto, entidades ligadas ao comércio e ao tráfego de veículos da capital emitiram posicionamento favorável à Zona Verde. Ao Correio, o coordenador-geral do Rodas da Paz, Organização Não Governamental (ONG) que atua contra a violência no trânsito na capital, Raphael Barros, frisou que a proposta vai ser benéfica à população, porque ela promoverá o interesse no transporte público, o que reduzirá os impactos no trânsito, como congestionamentos e redução de acidentes.“O ideal é que o dinheiro seja completamente investido no transporte público de massa, com melhorias não só para a população do Plano Piloto, mas para todos os moradores”, disse Raphael. O Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista) divulgou uma nota, também, apoiando o projeto. De acordo com o texto, “a cobrança de estacionamentos vai disciplinar e educar o uso de veículos na capital, acabando com abusos que prejudicam quem vai às compras”. Porém, segundo a entidade, o pagamento por uso de vagas em quadras residenciais precisa ser revista.
Em contrapartida, o deputado distrital e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Fábio Félix, divulgou texto criticando o projeto. De acordo com ele, não há condições de se fazer um debate sobre o tema no momento em que o mundo passa pela pandemia do novo coronavírus. Além disso, o parlamentar defende que a Zona Verde não pode ir para frente, sem que o GDF apresente um programa de mais investimentos para a expansão do metrô, da malha cicloviária, aumento da frota e rotas de ônibus e modernização desses veículos.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.