Correio Braziliense
postado em 01/08/2020 11:18

No parecer, Celina Leão apoia não só criação das duas ruas recreativas como encaminha ofícios ao chefe do executivo local pedindo que um decreto autorizativo seja editado. Ela acredita que a medida é a melhor forma de democratizar o esporte e a diversão em mais espaços públicos, realidade antes restrita ao Eixão do Lazer.“Depois da W3 Sul, todas as cidades passaram a querer ter sua própria rua do lazer. A ideia nossa é que, até o final do governo, todas tenham a sua”, conta a secretária.
A ideia de abrir espaço para a prática de esporte e lazer em área de trânsito de veículos, foi de Ibaneis. O pontapé inicial foi na W3 Sul. A intenção era revitalizar a região e resgatar a história da principal avenida comercial de Brasília nas décadas de 1970 e 1980. Assim, sempre aos domingos e feriados, das 6h às 17h, a pista é fechada para o trânsito de carros e aberta para pedestres, skatistas, patinadores, ciclistas e demais visitantes no local.
“Domingo da Gente”
Após a W3 Sul, foi a vez do Paranoá receber o projeto. O local escolhido, a avenida que liga a cidade ao programa habitacional Paranoá Parque, com extensão de 1,1 quilômetro, é um dos mais acessados da cidade. Denominado Domingo da Gente, a via é aberta ao lazer aos domingos e feriados, das 7h às 17h.
No Gama, a pista entre a entrada da cidade e o antigo balão do Periquito, a DF-480, pode se transformar na mais nova rua do lazer. São mais de 4 quilômetros de extensão. A estrada fica ao lado da pista de caminhada. Sempre que fechar aos domingos e feriados, o trânsito na DF-480, sentido Plano Piloto, será desviado para a pista marginal, que passa ao lado dos condomínios.
A administradora do Gama, Joseane Feitosa, explicou que a escolha da pista foi justamente porque ela é paralela à pista de caminhada. “É natural que as pessoas se encaminhem para lá, pois o calçadão é o local de prática de esporte hoje. Então, é muito bom para a comunidade”, elogiou.
Avenida Brasil
O Itapoã também deu sinal verde para o esporte e decidiu que irá transformar a chamada Avenida Brasil na mais nova rua recreativa. Com aproximadamente 460 metros lineares de extensão, dos dois lados, ela fica entre o Fórum e a Quadra 203.
“A ideia de fazer a rua do lazer na Avenida Brasil é porque o lugar foi transformado do dia para a noite neste governo. Era uma região abandonada e feia. Hoje, tem pavimentação e estrutura”, comemorou o administrador Marcus Vinícius Cotrim.
Com informações da Agência Brasília
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.