Cidades

Gama e Itapoã serão as próximas cidades a receber o projeto rua do lazer

Com parecer favorável da secretária da pasta, Celina Leão, as medidas seguem para a análise do gabinete do governador Ibaneis Rocha (MDB)

Correio Braziliense
postado em 01/08/2020 11:18
No Gama, a pista entre a entrada da cidade e o antigo balão do Periquito, a DF-480, pode se transformar na mais nova rua do lazerAlém do Eixão, da W3 Sul e do Paranoá, o Gama e o Itapoã planejam transformar as principais vias em praças de diversão e atividade física ao ar livre. Os pedidos para que a Rua do Lazer chegue às duas regiões já está na Secretaria de Esporte e Lazer. Com parecer favorável da secretária da pasta, Celina Leão, as medidas seguem para a análise do gabinete do governador Ibaneis Rocha (MDB).
 
No parecer, Celina Leão apoia não só criação das duas ruas recreativas como encaminha ofícios ao chefe do executivo local pedindo que um decreto autorizativo seja editado. Ela acredita que a medida é a melhor forma de democratizar o esporte e a diversão em mais espaços públicos, realidade antes restrita ao Eixão do Lazer.“Depois da W3 Sul, todas as cidades passaram a querer ter sua própria rua do lazer. A ideia nossa é que, até o final do governo, todas tenham a sua”, conta a secretária.
 
A ideia de abrir espaço para a prática de esporte e lazer em área de trânsito de veículos, foi de Ibaneis. O pontapé inicial foi na W3 Sul. A intenção era revitalizar a região e resgatar a história da principal avenida comercial de Brasília nas décadas de 1970 e 1980. Assim, sempre aos domingos e feriados, das 6h às 17h, a pista é fechada para o trânsito de carros e aberta para pedestres, skatistas, patinadores, ciclistas e demais visitantes no local. 

“Domingo da Gente”

Após a W3 Sul, foi a vez do Paranoá receber o projeto. O local escolhido, a avenida que liga a cidade ao programa habitacional Paranoá Parque, com extensão de 1,1 quilômetro, é um dos mais acessados da cidade. Denominado Domingo da Gente, a via é aberta ao lazer aos domingos e feriados, das 7h às 17h.
 
No Gama, a pista entre a entrada da cidade e o antigo balão do Periquito, a DF-480, pode se transformar na mais nova rua do lazer. São mais de 4 quilômetros de extensão. A estrada fica ao lado da pista de caminhada. Sempre que fechar aos domingos e feriados, o trânsito na DF-480, sentido Plano Piloto, será desviado para a pista marginal, que passa ao lado dos condomínios.
 
A administradora do Gama, Joseane Feitosa, explicou que a escolha da pista foi justamente porque ela é paralela à pista de caminhada. “É natural que as pessoas se encaminhem para lá, pois o calçadão é o local de prática de esporte hoje. Então, é muito bom para a comunidade”, elogiou.

Avenida Brasil 

O Itapoã também deu sinal verde para o esporte e decidiu que irá transformar a chamada Avenida Brasil na mais nova rua recreativa. Com aproximadamente 460 metros lineares de extensão, dos dois lados, ela fica entre o Fórum e a Quadra 203.
“A ideia de fazer a rua do lazer na Avenida Brasil é porque o lugar foi transformado do dia para a noite neste governo. Era uma região abandonada e feia. Hoje, tem pavimentação e estrutura”, comemorou o administrador Marcus Vinícius Cotrim.
 
Com informações da Agência Brasília 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags