Cidades

UnB começa fase de testes de vacina contra covid-19 na quarta-feira (5)

Dez voluntários da área da saúde que atendem pacientes com covid-19 vão poder se inscrever para participar dos estudos no Hospital Universitário de Brasília (HUB)

Correio Braziliense
postado em 01/08/2020 14:27
Ao todo, 850 pessoas devem participar dos testes da vacina como voluntáriosA Universidade de Brasília (UnB) e o Hospital Universitário de Brasília (HUB) marcaram a data de início dos testes da vacina contra a covid-19. O ensaio clínico vai começar na próxima quarta-feira (5/8), com dez pessoas vacinadas. Profissionais da área de saúde que trabalham com pacientes contaminados podem se inscrever como voluntários. Os testes vão continuar até alcançarem a meta de aproximadamente 850 participantes.

A vacina é produzida pela farmacêutica Sinovac Biotech, e o projeto é coordenado pelo Instituto Butantan, de São Paulo, com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Serão aplicadas duas doses, em um intervalo de 14 dias. Segundo o HUB, “os resultados apresentados na fase II de desenvolvimento foram considerados promissores e demonstraram a produção de anticorpos neutralizantes em 90% dos participantes que receberam a imunização”.

Uma infraestrutura foi montada no Hospital Universitário para receber os participantes, que vão ser atendidos por uma equipe multiprofissional, dedicadas inteiramente ao projeto. As inscrições para o voluntariado serão abertas na próxima semana, quando a UnB vai divulgar as orientações sobre as condições necessárias para participação.

Entre os principais critérios para realizar o teste, estão: trabalhar em serviço de saúde atendendo pessoas com covid-19, ser maior de 18 anos, não ter sofrido infecção assintomática ou a doença causada pelo novo coronavírus, apresentar condição de saúde normal e ter disponibilidade para realizar o acompanhamento periódico por um ano após a vacinação. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags