Cidades

Eixo capital

Correio Braziliense
postado em 02/08/2020 04:19

Novo comando no PSD
O empresário Paulo Octávio assumiu a presidência do PSD, partido que vinha sendo comandado pelo ex-deputado Rogério Rosso. A troca ocorreu sem crise. Uma frente para as próximas eleições no DF. Paulo Octávio acertou tudo com o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab.



Parceria entre Setur e BRB
A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, anunciou que mais um segmento do turismo do Distrito Federal teve acesso às linhas de crédito do Banco de Brasília (BRB) com taxas e condições diferenciadas de pagamento. O setor responsável pela realização de eventos sociais e corporativos, que reúne cerca de 250 pequenas empresas e profissionais autônomos, negociou com o BRB acesso ao crédito do programa Supera-DF com condições diferenciadas de pagamento. A parceria entre a Setur e o BRB para fortalecer o turismo foi assinada no início da pandemia, em abril.
 
 

Memórias tristes
O vice-governador Paco Brito está saudável, mas ainda não esqueceu os momentos que viveu no hospital quando se recuperava da covid-19. Segundo ele, o pior do tratamento é o isolamento no hospital. “Vi gente morrer do meu lado”, conta. O empresário Arnaldo Cunha Campos, pioneiro de Brasília dono do complexo Brasil 21, estava internado ao lado e não resistiu.


Manda-chuva
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), deu um nó no governo Bolsonaro. Do Congresso, comanda as pautas do país e as bancadas. Deixou o presidente refém.



Só papos


“Me acostumei a falar com provas, e tenho provas. E essas provas estão depositadas em órgãos competentes... Não irei me calar. Me faltam 14 meses e eu prometo a vocês que vou cumprir meu dever. Não vou deixar nenhuma irregularidade ou aparelhamento prevalecer“
Procurador-geral da República, Augusto Aras, apontando abusos que teriam sido cometidos na Operação Lava-Jato


“Pouco a pouco se desmonta o modelo de combate à corrupção que fez história nos últimos anos. Um dos pilares da Lava-Jato foram os acordos de colaboração feitos pelo Ministério Público com pessoas e empresas”
Procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava-Jato em Curitiba


Reeleição à vista
O deputado Rafael Prudente (MDB) tem tudo para se reeleger presidente da Câmara Legislativa. Vai conseguir um feito inédito. Emplacou a emenda da reeleição que permite a recondução dentro de um mesmo mandato e constrói uma boa relação com os colegas.



Enquanto isso...
Na sala de Justiça 
Quem diria que o chefe do Ministério Público do governo Bolsonaro, presidente eleito com o discurso de combate à corrupção, seria um crítico da Lava-Jato, a maior operação contra desvios do país. E o procurador-geral da República de Dilma Rousseff, que teve o governo revirado pelo Ministério Público, seria um dos líderes das investigações.



Mandou  Bem
Das contaminações de covid-19 no DF, 83,5% estão recuperados.



Mandou  mal
O DF ultrapassou os cem mil casos  do novo coronavírus e  tem quase 1.500 mortes.



A pergunta que não quer calar
“Mais alguém com saudades de Brindeiro?”
Do procurador Helio Telho, referindo-se ao chefe do Ministério Público do governo de Fernando Henrique Cardoso, conhecido como o engavetador-geral da República.



À QUEIMA-ROUPA 

Leandro Cruz
Secretário de Educação do DF
 
 

“O ano letivo não está perdido”

Com a curva de contaminações por covid-19 em alta, é hora de pensar em reabrir as escolas para aulas presenciais?
Em primeiro lugar, nosso compromisso é preservar vidas. O nosso secretário de Saúde, Francisco Araújo Filho, em entrevista ao próprio Correio Braziliense, explicou que a curva está se estabilizando e há previsão de queda nos próximos 15 dias. Estou acompanhando diariamente a curva da pandemia. É isso que irá balizar nossas decisões. Tenho o painel de monitoramento no meu gabinete. A retomada das atividades presenciais nas escolas da rede pública foi planejada seguindo rigorosamente o protocolo de medidas sanitárias. Teremos uma volta gradual e segura para estudantes, professores e demais membros das equipes escolares. Nada será feito que coloque em risco a saúde das pessoas.

Quando, na sua avaliação, será o melhor momento para todos os alunos retornarem?
O cronograma de retomada das atividades presenciais nas escolas públicas do Distrito Federal vai de 31 de agosto a 5 de outubro. O calendário letivo, que teve início em 10 de fevereiro, vai até 28 de janeiro. O retorno das aulas presenciais será escalonado e híbrido. Metade dos estudantes irá à escola em uma semana e a outra ficará no ensino remoto. Na semana seguinte, as turmas se invertem. Assim ,até o fim do ano letivo, teremos aulas remotas e presenciais.

Não é um risco aglomerar crianças que podem disseminar nas escolas e em casa o novo coronavírus ao serem contaminadas por coleguinhas em meio a brincadeiras?
O retorno dos estudantes da educação infantil só está previsto para 28 de setembro. Até lá, vamos acompanhar dia a dia como a circulação de estudantes estará influenciando a curva da pandemia. Uma série de medidas será tomada para garantir o distanciamento entre os estudantes. Por isso, só a metade das turmas volta para o presencial em sistema de revezamento. Os turnos serão reduzidos, não haverá recreio e a merenda será servida na sala de aula, entre outros cuidados. Nesta semana, começamos a higienização e a desinfecção de todas as escolas e esse trabalho será periódico até o fim do ano letivo.

Como tem sido a reação dos pais? Vemos famílias que esperam ansiosamente pelo retorno e outras que não pretendem mandar os filhos para a escola.
Estamos dando suporte às famílias com orientações que já foram divulgadas em nosso site para pais e estudantes. A cada dia construímos juntos uma nova forma de ensinar e de aprender. Todos nós, pais, professores e demais servidores da Educação estamos vivendo um momento atípico. Mas estamos promovendo o retorno com absoluta segurança para todos.

O que o governo espera da audiência pública marcada para esta segunda-feira em que será discutida a volta às aulas nas escolas particulares?
O Governo do Distrito Federal autorizou a retomada das atividades presenciais nas escolas particulares a partir de 27 de julho. A Justiça suspendeu o retorno por dez dias. O GDF acatou a decisão, mas as escolas têm autonomia para estabelecerem seus calendários quando forem autorizadas pela própria Justiça. Para que haja parâmetros, a secretaria encaminhou protocolos de segurança sanitária ao Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe/DF). A maior parte das orientações já consta no próprio Decreto 40.939, entre elas: distanciamento, disponibilização de álcool em gel, uso de máscaras de proteção facial e aferição de temperatura.

Acredita que 2020 será um ano perdido no ensino?
Não, o ano letivo não está perdido. Amanhã, por exemplo, daremos posse a 821 novos professores. Esse foi um compromisso firmado pelo governador Ibaneis Rocha. Em 13 de julho, o ano letivo foi retomado de forma remota, por meio da plataforma Google Sala de Aula. Quem não tem acesso recebe material impresso. A Secretaria está empenhada em garantir que o conteúdo pedagógico chegue a todos os estudantes da rede pública. Estamos atentos, também, ao possível prejuízo no aprendizado de nossos alunos por causa da pandemia. Vamos acompanhar o desempenho dos estudantes e providenciar o reforço escolar, caso seja necessário. É um momento desafiador, complexo, causado por uma pandemia inesperada, que exige uma série de adaptações. O órgão está fazendo tudo para que sejam minimizados os impactos disso no ano letivo.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags