Cidades

Abrigos das paradas ônibus de Planaltina recebem novas cores e formas

Em ação comemorativa aos 161 anos da cidade, grafiteiros do DF deixarão seus trabalhos em mais de 50 paradas. Projeto foi desenvolvido a partir de parcerias

Correio Braziliense
postado em 02/08/2020 16:01
Mais de 50 equipamentos públicos serão grafitados ao longo do mêsOs abrigos das paradas de ônibus de Planaltina estão mais coloridos. No último sábado (1º/8), a cidade recebeu o projeto Parada Cultural, desenvolvido pela Administração Regional de Planaltina com várias parcerias. A ação faz parte das comemorações dos 161 anos da região, celebrados em 19 de agosto. Mais de 50 equipamentos públicos serão grafitados ao longo do mês.

“Planaltina é uma cidade acolhedora, que une a modernidade da capital à tradição. Por isso, em diálogo com a Administração, chegamos à decisão de fazer essa mobilização em prol da cultura e da beleza da cidade. Queremos valorizar o artista local, transformando nossa cidade em uma galeria a céu aberto”, disse o deputado distrital Claudio Abrantes (PDT), parceiro na idealização do projeto. 

“Agradeço imensamente a cada artista que cedeu seu trabalho, aos patrocinadores que entraram com material, à Administração e ao governador Ibaneis Rocha por nos abrir esse espaço”, completou.

As paradas que receberão o grafite foram previamente higienizadas e preparadas com uma tinta de fundoAs paradas que receberão o grafite foram previamente higienizadas e preparadas com uma tinta de fundo. Agora, três grupos de grafiteiros executam o trabalho final: a Trupe S.A. crew, o Spray Atômico Crew e a Trickster Gang. “Esse é um aniversário diferente para a nossa cidade, pois não haverá festas com as chamadas aglomerações. Então estamos nos adaptando e buscando o que de melhor pode ser feito”, disse o administrador regional de Planaltina, Célio Rodrigues. 

O tema das pinturas é livre. No entanto, em função do aniversário, há preferência por trabalhos que reflitam o olhar dos artistas em relação a Planaltina, como o dia a dia, a cidade e a história locais. “Queremos que as paradas sejam verdadeiros atrativos, que as pessoas tirem fotos e se sintam bem enquanto aguardam o ônibus. Aquelas que ficam perto de escolas, inclusive, terão um tratamento especial, de cunho mais educativo”, frisou Karen Josenilda Almeida, uma das coordenadoras do projeto.

O material, como tintas, pincéis e sprays, foi obtido por meio de doações. “Para mim, é uma honra participar desse trabalho tão importante, que embeleza nossa cidade, levando cores e bem-estar”, declarou o empresário Renato Bocayuva, um dos parceiros na ação.

Live
 
Serão executadas outras ações em comemoração ao aniversário de Planaltina, como a realização de lives aos sábados com pessoas ligadas à arte, cultura, história e outros segmentos. A transmissão ocorre às 16h, no Instagram da Administração de Planaltina (@admplanaltinadf). A programação prossegue ao longo do mês.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags