Cidades

Cota Mil inova ao abrir restaurante com cabines isoladas

Nos 60 anos de vida, o Cota Mil inova ao criar o Trust-Gastronomia Segura para esses tempos de pandemia. São 40 cabines montadas à beira do lago, com todo o protocolo de segurança e higienização

Correio Braziliense
postado em 04/08/2020 06:00
Cota Mil é um dos clubes mais tradicionais da cidade e completou seis décadasHá mais de um século que o lago foi pensado. O agrônomo e engenheiro Luis Cruls em seu relatório sobre o Planalto Central, escrito em 1896, recomenda “uma obra de arte” para represar as águas do Rio Paranoá, transformando-o em um lago de até 25 quilômetros de comprimento. Apesar de trazer umidade e hidratação para uma região tão seca, houve gente que foi contra, detonando a ideia da construção de um lago artificial nos anos 1950. Como o escritor Gustavo Corção, surpreendido por um telegrama, enviado pelo próprio presidente Juscelino Kubitscheck, avisando-o sobre o fim da empreitada. O texto, bem ao estilo de JK, dizia: “Encheu, viu?”.

E quando encheu, depois de um trabalho intenso de centenas de candangos — muitos perderam a vida na edificação da barragem —, que tiveram ainda de desmatar o cerrado para que a madeira apodrecida debaixo d’água não empesteasse o meio ambiente. A cota máxima de água chegou a mil metros acima do nível do mar, daí surgiu o nome do clube Cota Mil.
 

Nova experiência


Fundado em novembro de 1959 (antes da inauguração de Brasília), o Cota Mil Iate Clube está vivenciando os 60 anos com um duplo papel, ligado à gastronomia, e bastante diferente dos outros clubes, que se fecharam em copas, devido à pandemia.

Desde meados de julho, funciona lá um restaurante de cabines isoladas chamado Trust-Gastronomia Segura, que serve todos os dias, mas só à noite, a partir das 18h, um menu enxuto de apenas três opções — carne, massa e frutos do mar — levado até o cliente, na bandeja, por um garçom que não entra na cabine. O cardápio foi desenvolvido pela técnica em gastronomia formada no Iesb Ketty Carvalho, a mesma chef que atua no bufê do clube.

O Trust-Gastronomia Segura serve todos os dias, a partir das 18h, um menu enxuto de apenas três opções - carne, massa e frutos do mar

Destaque para a entrada de camarão empanado na farinha panko, o prato de bacalhau confitado no azeite com legumes e batatas ao murro e uma sobremesa de musse de chocolate com nozes. Ainda tem um filé ao vinho do porto com risoto de grana padano e ravióli com queijo e damasco ao molho de tomates frescos. Os pratos podem harmonizar com cerveja ou com vinhos da Del Maipo, presentes no menu. Os proprietários Mauricio Rodrigues e Ygor Brito acertaram em oferecer confiança, as 40 cabines montadas junto ao lago (para duas ou quatro pessoas) estão com reversas lotadas até a metade de agosto. Além do menu, você paga R$ 11 pela taxa de higienização. Segundo Maurício, a experiência durará quatro meses. As reservas podem ser feitas pela Bilheteria Digital.

Retomada


Desde que levou uma estocada potencialmente fatal na crise desencadeada pela covid-19, a gastronomia brasiliense tenta retomar o rumo e uma das ferramentas é o Brasil Sabor Delivery, no qual participam 122 restaurantes com cardápios diversificados até 20 de agosto. No festival, há ainda uma atraente programação que é a Cozinha Show. Nela, oito renomados chefs da cidade exibem suas artes culinárias de uma forma bem didática para que você aprenda e consiga desenvolver em casa a receita da aula.

E onde foram gravadas as aulas? No promontório do Cota Mil, aquele mirante de onde se tem uma bela vista do Paranoá, a partir do embarcadouro lotado de lanchas e iates. A Abrasel, promotora do festival, representada pelo presidente Beto Pinheiro, se sente agradecida pelo apoio do clube numa época que “está difícil obter qualquer patrocínio” e também pelo apoio do Iesb, que montou uma equipada cozinha para gravar as aulas.

O resultado está no ar e começou com a mais inquieta dama da gastronomia brasiliense, Mara Alcamim, ensinando um clássico filé-mignon acebolado com alho crocante e seguiu com o cobiçado ceviche de peixe-branco cozido no limão à moda peruana de Lui Veronese. A imbatível bacalhoada portuguesa de Renata La Porta, que está sendo apontada como um dos destaques do festival do delivery, encerra o trio de aulas, que prossegue com o jovem chef Diego Badra focando o tema “a vaca atolou no mangarito”.

Mais história


Os vídeos não mostram toda a locação. Mas foi ali que tudo começou. A origem do clube não é náutica, como se poderia supor. O lugar serviu para abrigar o desmembramento do Clube de Cinema, tocado por um grupo de pioneiros que tinha à frente a jornalista Talita Aparecida de Abreu, primeira colunista social do Correio Braziliense, que assinava com o pseudônimo de Katucha. A primeira sede foi uma pequena casa de madeira que ficou embaixo d’água quando o lago subiu, daí os cinéfilos terem pedido para Sérgio Bernardes fazer o projeto. Quando estava pronta a obra, que não tinha seguido fielmente a concepção, o arquiteto se irritou ao ver a casa e bradou: “Isto aqui não é Cota Mil. É Cota Três.”

Todas essas histórias foram contadas nas edições comemorativas ao aniversário do Correio, que é o mesmo da cidade. Brasília, aos 60 anos, pode-se dizer que está completa, até mesmo em relação à gastronomia, com a presença de importantes chefs que, por esses dias, compartilham técnicas e segredos sem qualquer custo ao espectador. Amanhã, Gil Guimarães ensina receita de “arroz com ingredientes típicos do cerrado, com carne de lata, linguiça e ovo caipiras, cogumelos e vinagrete de limão capeta e por cima coloco castanha de baru para dar uma crocância, tá bem gostoso o prato”, garantiu.

Outra pegada forte do cerrado, quem dá é o chef Leo Hamu ao preparar costelinha suína, que já é de sua lavra, com molho barbecue de jabuticaba e batatas ao murro no vídeo do dia 9 de agosto. Na última semana, irá se apresentar dia 14, o chef Zé Carlos que, apesar de mineiro, sabe preparar um bom sushi. Ele começou como chapeiro no Maki San e agora está ensinando como preparar um combo com as pequenas delícias japonesas.

Professor consagrado, o argentino Sebastian Parasole veio a Brasília integrando a equipe de gastronomia no lançamento do curso do Iesb. Atualmente, ele é o coordenador geral e fará uma receita de feijão-verde, caldo de cebola, pimenta-de-cheiro com purê de batatas e raspas de mexerica no domingo, 16 de agosto. Para conferir os vídeos é só acessar o canal YouTube da Abrasel.

Sebastian Parasole e Gil Guimarães estão entre os chefs que farão lives promovidas pela Abrasel com dicas de pratos deliciosos


Turma de fora


Outra força grande que recebeu a Abrasel foi do Sebrae, que tomou a iniciativa de promover uma sequência de lives com a participação de grandes chefs fora de Brasília, além de ofertar consultorias gratuitas para “apoiar a retomada do segmento em meio à crise econômico provocada pelo novo coronavírus”, explicou Beto Pinheiro, dirigente da entidade que congrega bares e restaurantes no Distrito Federal.

Tendo como tema Inspire, tempere e experimente, cinco chefs de peso protagonizarão lives a partir de hoje, com a estreia, às 20h, de Henrique Fogaça, criador da grife Cão Véio e famoso jurado do Masterchef. Quinta-feira, dia 6, às 16h, será a vez do paulista Alex Atala, cujo restaurante D.O.M. está sempre presente no ranking dos 50 melhores do mundo. Dia 10, às 19h30, iguaria francesa terá o passo a passo compartilhado por Erick Jacquin, outro jurado do Masterchef e dono do novo restaurante Président, em São Paulo.

Dia 12, às 16h, se apresenta o chef multimídia Edu Guedes e no dia 18, uma terça-feira, encerra a sequência o chef Felipe Bronze, conhecido pela cozinha de vanguarda. A transmissão das lives é gratuita e para acompanhá-las, os interessados precisam acessar o site www.minhapalestra.online/sebraedf e preencher um formulário. Por meio da plataforma também será possível encaminhar perguntas que serão respondidas pelos especialistas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags