Cidades

VÍDEO: "Saio realizado", diz o primeiro voluntário no teste da vacina

Homem de 31 anos foi o primeiro a receber a dose da vacina contra a covid-19 no ensaio clínico do HUB: ele é médico e atua no atendimento de pacientes com o novo coronavírus

Correio Braziliense
postado em 05/08/2020 15:05
Responsável por coordenar o projeto no HUB, Gustavo Romero mostra o frasco recebido da vacinaO primeiro voluntário dos testes da imunização contra a covid-19 no Distrito Federal foi vacinado às 13h23 desta quarta-feira (5/8). Gabriel Ravazzi, 31 anos, saiu do Ambulatório 2 do Hospital Universitário de Brasília (HUB) por volta das 14h. "Saio realizado como profissional da saúde, realização por poder contribuir com a ciencia, contra uma doença que está acometendo todos, em vários âmbitos", disse o médico, que trabalha no HUB. "Saber que sou o primeiro voluntário a participar do primeiro teste é muito gratificante. O que motivou foi o sentimento de querer ajudar, porque estamos na linha de frente do combate à covid-19, não sabemos muito sobre a doença, observamos gente jovem e idosa morrendo. É angustiante estar na ponta sem saber como poder combater isso." 

Gabriel passou a manhã realizando uma bateria de exames sanguíneos, cardiológicos e outros, além de ser submetido ao teste do novo coronavírus. Apenas voluntários da área da saúde, que trabalham com pacientes com covid-19 e não tenham sido contaminados pelo vírus, podem se voluntariar.
 
 
O médico voluntário retorna aos ensaios após 14 dias, para a segunda dose. Metade dos participantes vão receber placebo e metade, o produto vacinal. Ao todo, o estudo busca receber 850 pessoas. 

Saiba Mais

Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), coordenados pelo médico Gustavo Romero, conduziram o ensaio, que começou por volta das 9h30, com coordenação de um representante do Instituto Butantan, de São Paulo. O produto vacinal é da farmacêutica chinesa Sinovac Biotech. Mais quatro voluntários vão receber a vacina hoje.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags