Ciência e Saúde

Pesquisadores brasileiros apresentam crocodilo-tatu

postado em 07/07/2009 17:27
Pesquisadores apresentaram nesta terça-feira, (7/7), partes do fóssil original de uma espécie de crocodilo, encontrada no interior de São Paulo, que afirmam ser única e distinta de todos os animais desse tipo que já viveram na Terra.

O Armadillosuschus arrudai, com cerca de 2m de comprimento e peso estimado de 120 kg, tinha uma carapaça semelhante à de um tatu e viveu num clima quente e seco, segundo os pesquisadores do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com crânio largo, focinho curto e estreito e placas ósseas distribuídas como armadura no pescoço e dorso, o crocodilo-tatu viveu há 90 milhões anos.

"O Armadillosuchus só é encontrado no interior do Estado de São Paulo, e isso tem sido uma surpresa, inclusive pela possibilidade de se quebrar essa reflexão de que ao encontrarmos crocodilos estamos numa condição climática quente e úmida", disse a jornalistas o paleontólogo da UFRJ Ismar de Souza Carvalho. Segundo os pesquisadores, o animal viveu no período Cretáceo, com temperaturas diurnas de 45 graus Celsius.

O animal habitava numa região denominada Bacia Bauru, que abrangia o interior dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e o norte do Paraná.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação