Ciência e Saúde

Após cinco tentativas, ônibus espacial Endeavour chega à órbita terrestre

postado em 15/07/2009 20:00
O ônibus espacial americano Endeavour, com sete astronautas a bordo, foi lançado nesta quarta-feira em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) às 18h03 do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Foi a sexta tentativa de lançar o Endeavour desde 13 de junho.

Os dois foguetes externos, que respondem por 80% do empuxo no lançamento, com o equivalente a 44 milhões de cavalos, se separaram como estava previsto, dois minutos após a decolagem, e caíram no oceano Atlântico, onde serão recuperados.

Apenas oito minutos e meio após o lançamento, o Endeavour entrou na órbita terrestre, informou a Nasa.

No sábado, um raio caiu perto da plataforma de lançamento e obrigou a Nasa a adiar a partida do Endeavour, para descartar eventuais danos nos instrumentos do ônibus espacial.

[SAIBAMAIS]Vários raios atingiram o sistema de cabos projetado para evitar que a nave fosse danificada pela atividade elétrica atmosférica.

Outros dois lançamentos, em 13 e 17 de junho, tinham sido cancelados por um suposto escapamento de hidrogênio no tanque externo de combustível.

A missão do Endeavour, de 16 dias, tem o objetivo de levar e instalar na Estação Espacial Internacional o último elemento do laboratório japonês Kibo.

Os astronautas instalarão uma plataforma permanente, de 1,9 tonelada, sobre o Kibo, que servirá para realizar pesquisas no vácuo.

Estão previstas cinco saídas ao espaço, com duração total de 32,5 horas.

O Endeavour leva, ainda o novo membro da tripulação da Estação Espacial, o americano Tim Kopra, que substituirá o japonês Koichi Wakata.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação