Ciência e Saúde

Estudo aponta que o uso moderado de cerveja pode trazer benefícios para o treino de atletas

postado em 16/07/2009 08:20

A cerveja, sempre tão discriminada no meio desportivo, pode ser um importante item na dieta de atletas de alto rendimento. A conclusão, que pode parecer um contra-senso num meio tão rígido como o das competições de alto nível, é de um estudo divulgado pela Universidade de Granada e do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), da Espanha. De acordo com os pesquisadores, a bebida consumida moderadamente aumenta a tolerância ao esforço físico e favorece a reidratação do organismo, sem colocar em risco as capacidades psicocognitivas dos atletas.

[SAIBAMAIS]A tese, conduzida pelo cardiologista e ex-jogador de basquete da seleção espanhola Juan Antonio Corbalán, recomenda o consumo de três tulipas de 200ml de cerveja (o equivalente de 20g a 24g de álcool) para homens e duas para mulheres (10g a 12g) por dia ; volume que os autores do estudo definem como moderado. Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram um grupo de atletas universitários com idade entre 20 e 30 anos, em boa forma física e sem antecedentes familiares de alcoolismo.

Durante os testes, feitos em baterias diárias de uma hora de corrida, sob calor de 35;C e 60% de umidade, os atletas se hidrataram tomando água ou cerveja. A conclusão foi que a bebida permitia recuperar as perdas hídricas tão bem quanto a água, além de conter substratos metabólicos que substituem algumas substâncias perdidas durante o exercício físico, como aminoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes. Os pesquisadores espanhóis afirmaram, no entanto, que o consumo de cerveja nunca deve passar da quantidade moderada, porque o excesso de álcool não é metabolizado, afetando diretamente o sistema nervoso central.

Nutrientes essenciais

A publicação do estudo levantou uma polêmica entre os profissionais. Para o professor de fisiologia do curso de educação física da Universidade Católica de Brasília (UCB) José Juan Blanco Herrera, o estudo comprova algo que ele já acreditava. ;Sempre defendi que a cerveja pode ser um excelente hidratante, principalmente para atletas que praticam atividades de longa duração e que sofrem um grande desgaste físico, como ciclistas, maratonistas e triatletas;, cita, lembrando que o clima de Brasília favorece o consumo da bebida. ;Como aqui é muito quente e seco, ela é ainda mais recomendada por ter propriedades como minerais, proteínas, carboidratos e agentes antioxidantes, fundamentais para o acúmulo de energia no corpo;, explica. No entanto, ele lembra que, o consumo de cerveja sugerido pelo estudo, não deve ser seguido à risca por todas as pessoas. ;Tem gente com maior ou menor tolerância ao álcool e isso deve ser considerado;, pontua.

O preparador físico Nuno Cobra, conhecido por ter treinado atletas como Ayrton Senna e Rubens Barrichello, concorda com o estudo e diz que, tomado com moderação, pode ser um ingrediente extra na vida dos esportistas. ;Muitos atletas fazem uso de vários componentes presentes na cerveja, mas tomados de forma separada. A levedura, por exemplo, é altamente nutritiva e recomendável para a digestão;, diz. ;O problema é o teor de álcool presente na cerveja;, alerta.

O experiente preparador físico João Sena, responsável pela preparação de maratonistas de ponta como Carmem de Oliveira e Marizete Moreira, defende uma dieta regrada, longe dos perigos que a bebida pode causar. ;O problema da cerveja é que a pessoa pode beber demais e acabar criando uma dependência. Por isso, prefiro nem correr o risco. Temos vários casos de atletas com carreiras brilhantes interrompidas por causa de problemas com o alcoolismo;, citando um dos exemplos mais clássicos do esporte: o jogador de futebol Mané Garrincha.

O treinador conta que um atleta pode perder até 4kg durante uma maratona, por isso é fundamental a atenção na recomposição de todos os nutrientes gastos. No entanto, ele acredita que há outros meios de se reidratar um profissional. ;Isotônicos podem repor mais rapidamente (as perdas). Além disso, gosto de usar glutemina (aminoácido com importante função anabólica encontrado no mercado na forma de pó) na recuperação de desportistas;, comenta, opondo-se ao consumo da cerveja no meio esportivo. ;O álcool mexe com o metabolismo de uma pessoa e pode acelerar a queima de glicose, que é essencial para um atleta;, frisa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação