Ciência e Saúde

Paleontólogos brasileiros são incansáveis na busca por ossadas pré-históricas, mesmo esbarrando na falta de investimento na área

postado em 17/07/2009 08:00
São Paulo ; Pense num trabalho que envolve muita paciência, obstinação, persistência, que levará tempo para ser concluído e será feito muito longe de casa. No final de tudo isso, todas as tarefas poderão ser descartadas porque o que estava sendo pesquisado não era nada do que se pensava. É mais ou menos assim que 56 paleontólogos brasileiros trabalham diariamente, procurando sob o chão ossadas de dinossauros que viveram em solo brasileiro. Esses profissionais visitam, incansavelmente, sítios arqueológicos espalhados por 12 estados.

Clique na imagem para ampliarEm atividade há mais de 20 anos no país, os caçadores de dinossauros descobriram muito pouco perto da trabalheira que tiveram. Desde 1897, quando foi encontrado o primeiro vestígio de um dinossauro no Brasil, até hoje, os paleontólogos brasileiros só localizaram 20 esqueletos e, desses, apenas metade pôde ser montada, já que as demais não tinham elementos suficientes. A primeira ossada a ser erguida num museu brasileiro ocorreu em 1999, no Rio de Janeiro. ;Dependendo do local e dos recursos que se têm disponíveis, o espaço de tempo entre achar uma ossada e montar o esqueleto dinossauro pode levar até 10 anos;, diz o paleontólogo Alexander Kellner, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O maior problema no Brasil, segundo Kellner, é justamente a falta de financiamento. Ele diz que a maior parte dos recursos investidos parte da iniciativa privada. ;O Brasil gaba-se de ser melhor do que a Argentina no futebol, mas no campo da paleontologia, os argentinos dão um show de bola. Lá, são investidos seis vezes mais recursos do que aqui no Brasil, quando se fala em retirada de fósseis de dinossauros;, ironiza Kellner.

O paleontólogo Reinaldo Bertini, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), também reclama da falta de investimentos do governo na área. ;Na verdade, o governo investe pouco na ciência. O Brasil é um país rico em fósseis. Há muitas ossadas que poderiam ser descobertas e não são porque não se realiza pesquisa;, ressalta.

[SAIBAMAIS]Para se ter uma noção da falta de investimentos em paleontologia, há profissionais da UFRJ que conseguiram tirar em 2002 e 2003 cerca de 8 toneladas de fósseis em dois lugares diferentes, mas as duas descobertas ainda não foram examinadas por causa da falta de dinheiro. ;Estamos fazendo algo devagar porque usamos recursos dos próprios estudantes;, revela Kellner, que já viajou por conta própria pelo interior do nordeste em busca de dinossauros.

Agulha no palheiro
É justamente feito um andarilho que o paleontólogo inicia o trabalho. Ele escolhe um lugar de grande potencial para fósseis e anda, anda, anda até achar um pedacinho de osso, que fica para fora da terra como um espeto. ;É como se a gente procurasse uma agulha num palheiro;, define Kellner. Após achar uma ponta de osso, que pode ser do tamanho de uma unha, faz-se um trabalho de prospecção para se descobrir o que de fato está escondido sob o terreno. ;É uma loteria. Pode ser que haja uma descoberta incrível, ou apenas um animal comum que tenha vivido no passado, como um jacaré;, diz Kellner.

Outro grande inimigo das descobertas científicas no ramo da paleontologia é a falta de especialistas na área. Para um geólogo ou um biólogo se tornar um paleontólogo, por exemplo, é preciso fazer uma de pós-graduação. Mas são raras as instituições que oferecem o curso e poucos os estudantes que se interessam. A cada ano, são formados cerca de 20 cientistas. ;A remuneração desse profissional é muito baixa;, destaca Bertini.

; Rede Nacional de Paleontologia

O governo de Minas Gerais bem que tentou dar um impulso à pesquisa de fósseis no Brasil, criando há quatro anos a Rede Nacional de Paleontologia. Inaugurada com pompa e um orçamento de R$ 6 milhões, a ideia até que parecia dar certo e consistia, ainda, em criar um banco de dados que facilitaria a catalogação das espécies já encontrada e montada.

O projeto previa que 14 institutos de pesquisa de 12 estados estariam ligados à rede. Com a rede, segundo os pesquisadores que a criaram, seria possível consolidar as pesquisas e apresentá-las como referência para a comunidade científica. Mas a própria categoria passou a criticá-la. ;A rede foi criada por políticos e a comunidade científica resolveu não participar. Por isso, ela não vingou;, diz o paleontólogo Carlos Custto, da Universidade Federal do Rio do Acre.

Na mais recente reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a Rede Nacional de Paleontologia foi duramente criticada, principalmente por conta do dinheiro investido e que nunca foi convertido em progresso de pesquisa nessa área. Dos R$ 6 milhões investidos, metade saiu da conta do Ministério da Ciência e Tecnologia e a outra metade, do governo mineiro. ;Essa rede, até agora, não passou de uma falácia. Até hoje não sabemos nem quantos paleontólogos têm no país;, afirma o Bruno Castro, da Sociedade Brasileira de Paleontologia. (UC)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação