Ciência e Saúde

Cientistas descobrem que chimpanzés também desenvolvem aids

Vírus aumenta em 16 vezes o risco de morte

postado em 24/07/2009 09:00
Durante nove anos, chimpanzés selvagens do Parque Nacional de Gombe (oeste da Tanzânia) foram monitorados por cientistas norte-americanos da Universidade do Alabama, em Birmingham. Depois de analisarem amostras fecais dos primatas, os estudiosos se supreenderam com a constatação de que 94 animais estavam infectados por uma das 40 variantes do SIV, o vírus da imunodeficiência símia. O microorganismo, chamado de SIVcpz, aumenta em até 16 vezes as chances de morte e provoca no organismo sintomas quase idênticos aos da Aids.

Enigma para a ciência A chimpanzé 078 com o filhote 090, no Parque Nacional de Gombe, na Tanzânia: ambos estavam livres do vírus SIVcpz na conclusão do estudoA bióloga molecular Rebecca Rudicell, coautora da pesquisa publicada pela revista científica Nature, contou ao Correio que, para confirmar as descobertas, ela e seus colegas esmiuçaram os tecidos coletados dos corpos de chimpanzés mortos na região. O resultado surpreendeu a equipe. ;Todos os tecidos dos animais contaminados tinham menos células CD4 T do que os não contaminados;, afirmou, em entrevista por e-mail. Também conhecidas como linfócitos, essas células de defesa são destruídas pelo HIV, o vírus causador da Aids em humanos.

De acordo com Rebecca, um dos animais estudados praticamente perdeu todos os linfócitos do organismo, uma condição vista em pacientes soropositivos, no estado terminal. ;Essa descoberta é consistente com a Aids em chimpanzés infectados pelo SIVcpz;, explicou a cientista. Como os chimpanzés e os humanos são 98% similares do ponto de vista genético, os especialistas acreditam que o HIV-1 e o SIVcpz também se mostram geneticamente parecidos. ;Temos uma oportunidade única de estudar a doença em duas espécies próximas;, comemora a bióloga.

Nos chimpanzés, a doença progride mais lenta ou mais rapidamente? Por que? Esses primatas têm um modo eficiente de atacar os mecanismos patogênicos do SIVcpz? As respostas às quais Rebecca e seus colegas aguardam com ansiedade só serão dadas por pesquisas adicionais. No entanto, a cientista admite que o atual estudo pode desencadear medidas de terapia e prevenção capazes de beneficiar os humanos e os animais.

Amostras
O chimpanzé gêmeo denominado 006 foi o primeiro a ter a infecção pelo SIVcpz detectada. Apesar de seu irmão ter morrido ainda em 2000, ele se tornou um adulto macho pequeno, mas forte. O animal desapareceu e foi dado com morto em 2007. O animal 099, uma fêmea, não resistiu à doença em novembro de 2006, vítima de complicações provocadas por uma lesão na medula espinhal. Ela fez parte dos três corpos submetidos à necropsia, que atestou a contaminação. Já o 004 contraiu o vírus em 2006, depois de manter ;encontros sexuais documentados; com outros chimpanzés contaminados. Um foco de atenção é a chimpanzé 078, que deu à luz um macho. Testes mostraram que mãe e filho estavam livres do SIVcpz.

;Estamos investigando a origem do SIVcpz em Gombe e testaremos comunidades de animais selvagens fora do parque e em outras áreas da Tanzânia, Burundi e leste da República Democrática do Congo;, acrescentou. Um esforço para buscar respostas nos parentes mais próximos do homem sobre um mal que já matou 25 milhões de pessoas em todo o mundo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação