Ciência e Saúde

Sucos naturais de frutas são excelentes fontes de vitaminas e minerais

postado em 25/07/2009 01:30
Marcelo Tavares: há 25 anos, o café da manhã do chefe de cozinha é acompanhado por um suco. Para ele, a rotina é parte importante do dia a dia, garantindo mais disposiçãoA correria da vida moderna faz com que ele seja oferecido na forma de polpas, dentro de caixas industrializadas e até mesmo em pó para ser dissolvido em água, mas os especialistas são unânimes em dizer que nada substitui o bom e velho suco feito direto da fruta ; seja ela qual for. E, para isso, o que não falta são opções. De acordo com o Instituto Brasileiro de Frutas, existem aproximadamente 500 tipos de frutas comestíveis cultivados no país. Além de serem ótimos hidratantes para o calor e a baixa umidade típica de Brasília, os sucos têm grande valor nutritivo e são boas ideias para desintoxicar o organismo e manter o bom funcionamento do corpo.

Para a professora do curso de nutrição do UniCeub Fabiola Amaral, as frutas que encontramos facilmente nos supermercados e feiras das cidades contêm propriedades essenciais para a revitalização e reposição de perdas diárias geradas em nossos organismos. ;A maçã, por exemplo, é um ótimo antioxidante e ajuda a prevenir o envelhecimento. Já a uva roxa com casca serve para prevenir doenças do coração e o colesterol alto;, conta. Para ela, todas as substâncias necessárias para que as pessoas mantenham uma vida saudável estão presentes na natureza. ;O recomendável é que se consuma pelo menos três porções de fruta por dia. Isso equivale a mais ou menos um copo de 200 ml;, calcula.

Os nutrientes estão espalhados por todo o corpo do fruto, da semente até a casca. Por isso, é importante saber aproveitar bem cada parte do alimento. ;A casca da fruta, o bagaço e a parte interna têm importantes fibras. Quando você as extrai, acaba perdendo. No entanto, os sucos ainda conservam muitas vitaminas e minerais;, diz Fabiola, acrescentando que não passar o líquido por peneiras ajuda a manter a maior parte das propriedades. ;É importante não coar. Quanto mais grosso for o suco, mais fibra ele tem, ajudando a prevenir problemas cardiovasculares e intestinais;, afirma a nutricionista, lembrando que, se a pessoa quiser utilizar a casca, é importante lavá-la bem.

Sugestão que é seguida à risca pelo chefe de cozinha Marcelo Tavares. ;Todos os dias o meu café da manhã é acompanhado por um suco. Faço isso há 25 anos e isso faz muita diferença no meu dia a dia. Me dá mais disposição;, opina.

Limpeza geral
Se separadas as frutas trazem tantos benefícios para a saúde, juntas então elas são capazes de promover uma verdadeira limpeza no nosso corpo. Isso porque um intestino saudável tem uma grande relação com a pele, com o peso, com o humor e a até com a disposição das pessoas. Na procura do suco perfeito, que combinasse propriedades terapêuticas com um saboroso gosto, o proprietário do bistrô Bendito Suco, Pedro Henrique Parreira, criou quase 60 opções de bebidas ricas em propriedades nutritivas.

No meio de produtos conhecidos como laranja, limão, morango e maracujá, Henrique, com ajuda de nutricionistas, adiciona, dependendo do pedido do cliente, ingredientes como gengibre, rúcula, cenoura e até couve. No entanto, ele lembra que é importante não exagerar na mão para não perder o equilíbrio. ;Na hora de bater, prefiro colocar no máximo até três frutas, para que a pessoa possa distinguir e sentir cada gosto separadamente;, aponta.

A nutricionista Fabiola concorda com a opção de misturar os produtos. ;É muito importante variar, pois cada fruta tem diferentes substâncias. A mistura de sabores com folhas como a hortelã, por exemplo, acaba enriquecendo ainda mais as bebidas;, defende. Para o professor de educação física Marcos Vinícius Gallette, a bebida natural é um item obrigatório no cardápio de casa. ;Quando tomo um suco, eu fico livre de todo o prejuízo que o refrigerante me causa;, defende. ;Comprei uma máquina (centrífuga) justamente para fazer minhas própria receitas;, conta o professor, ressaltando que sempre gosta de reunir várias frutas nos seus sucos.

Caso a intenção seja enriquecer ainda mais os valores nutricionais da bebida, Henrique dá uma dica. ;Podemos utilizar água de coco no lugar da água tradicional e garantir, assim, um resultado muito mais saudável;, diz, acrescentando que a substituição do açúcar por mel também é válida.


; No combante ao Alzheimer


Os efeitos medicinais dos sucos de frutas foram comprovados em um estudo divulgado pela revista especializada American Journal of Medicine, que defendeu que beber sucos de frutas e de outros vegetais com frequência pode reduzir em até 76% a probabilidade de contrair o mal de Alzheimer. Pesquisadores norte-americanos e japoneses chegaram à conclusão depois de acompanhar quase 2 mil pessoas ao longo de 10 anos. De acordo com os cientistas, as frutas e vegetais mantêm sob controle a pressão sanguínea ; um dos males que está ligado à dificuldade de circulação de sangue pelo cérebro. As substâncias antioxidantes presentes nesses alimentos, conhecidas como polifenóis, evitam a acumulação de proteínas que estão ligadas à doença.

; Sucos

Clorofila
Fonte de minerais (magnésio, ferro, cobre e potássio), ajuda a limpar os tecidos intestinais, melhorar a absorção do oxigênio do ferro e eliminar os resíduos do metabolismo, nutrindo e purificando o sangue. Rico em proteínas, é um bom fortificante e eficaz no tratamento de anemias.

Maçã
Muito benéfico para a saúde por ser fonte de pectina (substância que forma o gel que remove as toxinas do organismo). O potássio e o cálcio existentes na maçã ajudam no desempenho dos rins e atuam para o bom funcionamento do intestino.

Cranberry
Essas frutinhas que parecem com cerejas (mais vermelhas) são raras no Brasil, mas aos poucos as caixas de suco de cranberry (traduzida como oxicoco) começam a aparecer nos supermercados. Mesmo industrializada, a bebida contém antioxidantes que a tornam indicada para prevenir infecções urinárias.

Uva
Outro poderoso antioxidante. Diurética, ajuda a ativar o bom funcionamento dos rins e a diminuir o colesterol. Estimula a ação intestinal e limpa o fígado. Também trabalha na regulação dos batimentos cardíacos.

Goiaba
Contém grande quantidade de vitamina A, B1, C, cálcio, fósforo e ferro. Também fortifica os ossos e os dentes, além de melhorar a cicatrização e o aspecto da pele. Já a espécie de polpa vermelha é rica em licopeno e em fibras solúveis, sendo benéfica para a redução do colesterol e da pressão sanguínea.

Melancia
O suco é extremamente nutritivo e dessa fruta se pode aproveitar até a casca (aquela parte verde e branca). Fonte de vitamina A, potássio e zinco, a fruta é bastante diurética, ajudando a fortalecer o organismo e a limpar os canais urogenitais, bexiga e rins.

Abacaxi
Fonte de sais mineirais (potássio, sódio, fósforo, enxofre e ferro) e vitaminas (A, complexo B e C), o suco também contém bromelina, enzima que ajuda na digestão. Para aproveitar ao máximo os nutrientes da fruta, é recomendável utilizar o centro duro e a casca (para isso, lave-a bem).

Limão
O alto teor cítrico transforma a bebida num verdadeiro detergente para o estômago, desempenhando um importante papel para liberar as toxinas no organismo. Apesar de ser rico em vitaminas e minerais, é importante que não seja tomado puro devido a sua acidez.


; Onde tomar

Bendito Suco
413 Norte, bloco E, loja 19
Tel.: 3039-1600

Rio Sucos
209 Sul, bloco B, loja 35
Tel.: 3244-7551

Marietta
CLS 210, bloco C, loja 07
Tel.: 3244 8344

Suco e Companhia
Galeria dos Estados, Setor Bancário Sul (SBS) lojas 75/77, subsolo
Tel.: 3225-7633

Estação do Guaraná
106 Sul, bloco B, loja 3
Tel.: 3242-1010

BSB Lanches
CLSW 105, bloco C, loja 28
Tel.: 3362-9321

; Veja algumas receitas de sucos de frutas que fazem muito bem à saúde

SUCO DESINTOXICANTE
Os alimentos dessa receita facilitam a digestão, melhoram a absorção dos nutrientes pelo organismo e ativam o metabolismo, favorecendo o emagrecimento e a desintoxicação
Ingredientes: 6 cenouras 4 folhas de couve 4 galhinhos de salsinha meia maçã
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador com água e um pouco de açúcar até atingir a consistência desejada.

SUCO ENERGÉTICO
A cenoura ajuda a reduzir o nível do colesterol ruim e a diminuir o cansaço. Além de prevenir o envelhecimento e atuar no metabolismo de gorduras
Ingredientes: 1 pedaço de gengibre 1 maçã descascada 1 limão inteiro (polpa e casca) 2 laranjas 4 cenouras
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador com água e adoçante (prefira estévia) até atingir a consistência desejada.

SUCO DE ATLETAS
O suco supre as necessidades de água, como também abastece o organismo com açúcares naturais e minerais vitais, que são perdidos durante os exercícios.
Ingredientes: um quarto de pepino meia maçã meia fatia de limão com casca um quarto de talo de aipo meio litro de água
Modo de preparo: Coloque na centrífuga o pepino, o aipo e a maçã. Depois despeje o líquido em uma garrafa esportiva ou térmica. Acrescente a água mineral e o limão. Agite e beba.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação