Ciência e Saúde

Costa brasileira se tornou o palco ideal para as baleias-jubartes

postado em 28/07/2009 08:30
A costa brasileira se tornou o palco ideal para um espetáculo de celebração à vida. As protagonistas são pelo menos oito mil baleias-jubartes que começaram a chegar, em sua maioria, à região do banco de Abrolhos ; faixa litorânea que se estende do norte do Espírito Santo ao sul da Bahia ; desde o início do mês. Oriundas da Antártida, esses mamíferos vêm ao Brasil em busca de águas mornas, para se reproduzirem. O fenômeno, que acontece todos os anos, de julho a novembro, desperta a atenção de estudiosos sobre o assunto, além de curiosos que desejam ver de perto como vivem as gigantes do Atlântico.

Clique na imagem para ampliarTambém é no aconchego das águas brasileiras que muitas baleias-jubartes dão à luz, depois de 11 longos meses de gestação. Conforme Marcia Engel, diretora do Instituto Baleia Jubarte (IBJ), isso costuma acontecer em meados de agosto. ;Elas geralmente ficam no Brasil até que esses filhotes se fortaleçam para a viagem de volta à Antartida. O processo pode durar até dois meses;, esclarece.

De acordo com a Organização não-governamental ; que tem como meta a conservação de animais marinhos pertencentes à classe dos mamíferos (cetáceos) ;, estão previstos pelo menos 30 cruzeiros promovidos por pequisadores durante todo o mês. Essas embarcações são essenciais para a coleta de dados que, posteriormente, irão servir de base para as linhas de pesquisa desenvolvidas pela entidade. A identificação dos membros da espécie, análises genéticas e contagem populacional, são exemplos de trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos.

Para se ter uma ideia, a estimativa populacional das baleias-jubartes que vêm ao Brasil é feita com a ajuda de um avião bimotor. ;O aparelho sobrevoa uma área que vai da faixa de areia da praia até 500 metros de profundidade, onde ficam as baleias;, explica a diretora. Uma outra linha de pesquisa, conforme Elitieri Neto, veterinário do IBJ, são as chamadas análises bioacústicas. Os sons emitidos pelos animais, que de tão melódicos são comparados à notas musicais, são gravados e avaliados pelos cientistas, de acordo com a situação. ;Esses sons são importantes para a avaliação do comportamento da baleia;, afirma Neto.

[SAIBAMAIS]Um programa de resgate de mamíferos aquáticos também tem apresentado excelentes resultados. Segundo o veterinário, nos últimos três anos foram recolhidos 35 animais encalhados, nas mediações da Bahia. As causas podem ser naturais, como no caso de algumas doenças, que podem se agravar com a poluição marinha, além da fuga de animais predadores e as condições climáticas adversas. Porém, a ação humana é, também, um fator responsável pelo encalhamento e morte de muitas baleias. Isto por conta de ocorrências, como choques entre esses animais e embarcações e distúrbios acústicos que interferem na comunicação.

Preservadas
A proibição da caça comercial das baleias-jubartes em diversos países, entre eles o Brasil, está contribuindo para o aumento populacional da espécie, nos últimos anos. Segundo Elitieri Neto, os caçadores costumavam matá-las para comercializar a carne e a gordura. ;Alguns países ainda realizam a caça científica como forma de mascarar a comercial. Os caçadores até utilizam a técnica para produzir pesquisas, porém o restante é vendido. No meu entendimento, para chegar a tais resultados não é necessário matar uma baleia;, afirma.

Clique na imagem para ampliarNo intuito de preservar a vida de animais tão importantes para o ecossistema, tem crescido, no Brasil, o número de adeptos do turismo de observação das baleias ou whalewatching. A alternativa, segundo o IBJ, é encarada como uma poderosa ferramenta de sensibilização da opinião pública contra o retorno da caça comercial. Além disso, cria benefícios econômicos, ambientais e culturais para as comunidades situadas nos locais onde as atividades são desenvolvidas.

Uma empresa sediada no município Mata de São João (BA), onde fica a famosa Praia do Forte, realiza passeios orientados há seis anos. ;Recebemos todo o suporte do IBJ, pois é preciso saber se portar diante das baleias, para não causar nenhum problema a elas;, conta a responsável, Roberta Paes. Diariamente, nesta época do ano, a empresa coloca uma escuna por dia em alto-mar, com cerca de 40 pessoas. Antes do percurso, de mais ou menos 10 quilômetros, o grupo recebe orientações de membros do instituto. ;A embarcação fica à 100 metros de distância do local onde ficam as baleias. De lá, é totalmente possível assistir a um show de beleza;, conta. Cada passeio dura três horas, em média, e custa R$ 155.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação