Ciência e Saúde

Estados Unidos gastam mais com obesidade do que contra o câncer

Agência France-Presse
postado em 28/07/2009 20:00
Os Estados Unidos gastam quase duas vezes mais para tratar das doenças ligadas à obesidade do que para combater o câncer, destacou nesta terça-feira a secretária americana de Saúde, Kathleen Sebelius.

"Gastamos quase 150 bilhões de dólares por ano para curar doenças ligadas à obesidade", declarou Sebelius em uma entrevista coletiva organizada pelo Centro de Controle e Prevenção de Enfermidades (CDC).

A American Cancer Society estima que para tratar todos os tipos de câncer o sistema gasta cerca de 93 bilhões de dólares a cada ano.

A declaração ocorre um dia após a publicação de um estudo que revela que o gasto médico com problemas ligados à obesidade já atinge 147 bilhões de dólares ao ano.

"Se houvesse uma epidemia neste país de crianças com câncer no mesmo nível da taxa de pacientes com diabetes, acredito que teríamos muita gente gritando por algum tipo de solução nacional (...), mas diante dos problemas da obesidade - que não parecem tão dramáticos - somos lentos ao agir", disse Sebelius.

A secretária de Saúde lembrou que o combate à obesidade está entre os objetivos do sistema de saúde proposto pelo presidente Barack Obama.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação