As argolas dão um ar descolado ao visual e os brincos em pingente podem tornar a produção mais glamorosa. Mas a maioria das mulheres esquece que o uso de enfeites pesados provoca rasgos nos lóbulos das orelhas.
O cirurgião plástico Ruben Penteado explica que o lóbulo é uma área muito frágil, formada apenas por pele, sem músculos e cartilagens. ;O peso que uma orelha suporta varia de acordo com características individuais. Se, ao colocar o brinco, a mulher sentir que o adorno está provocando uma tensão na pele, deve substituir a peça por uma mais leve;, aconselha o médico.
Após anos e anos de uso contínuo de brincos pesados, o lóbulo da orelha pode se rasgar e, em casos mais graves, abrir-se em duas partes. A solução é a cirurgia plástica para restaurar a lesão. ;Não é recomendável também fazer um novo furo na mesma região operada, uma vez que, devido ao rasgo da pele, a região afinou;, afirma o médico Gustavo Souza Guimarães, do serviço de cirurgia plástica do Hospital Daher.
Palavra do especialista
Brincos e piercings são adereços usados por homens e mulheres. Eles também apresentam problemas de rasgos no lóbulo da orelha ou alargamento dos furos?
Sim, em menor proporção, pois o brinco masculino é menor, mais discreto. No caso deles, o problema é o uso exagerado de alargadores, aqueles piercings imensos que requerem um furo maior.
Entrevista com o cirurgião Ruben Penteado sobre técnicas para correção de rasgos em lóbulos de orelha<--[if gte mso 9]> Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]--> <--[if gte mso 10]><[endif]--><--[if gte mso 9]> Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]--> <--[if gte mso 10]><[endif]-->
Algumas pessoas implantam piercings na parte lateral e superior da orelha. É possível reparar uma perfuração nessas regiões?
Em parte, sim. O problema está na restauração da cartilagem e musculatura existentes nessas duas áreas. O grande perigo é a pessoa ter uma infecção e, com isso, perder uma parte da orelha. Por isso, sempre recomendo muito cuidado na colocação do piercing, principalmente se ele for perfurar a cartilagem.
Fala-se muito em brincos pesados. Mas há algum modelo menos indicado?
Sim. As argolas imensas oferecem maior risco. São mais fáceis de se enganchar no cabelo ou roupa e também de serem puxadas por crianças.