Ciência e Saúde

Síndrome de Stendhal é marcada por reações perturbadoras, tanto físicas quanto mentais, a obras de arte

Russa que atirou caneca na Mona Lisa há poucas semanas pode ser portadora do mal

postado em 17/09/2009 08:15
Sorriso introspectivo ou seriedade enigmática? Expressão tímida ou semblante discretamente sedutor? Há pouco mais de um mês, se a Mona Lisa tivesse a habilidade de se expressar, certamente ganharia uma fisionomia bem diferente daquela que encanta e confunde milhões de visitantes todos os anos no Museu do Louvre, em Paris. A obra mais famosa de Leonardo da Vinci foi alvo de uma caneca vazia arremessada por uma visitante russa. Depois de deter a jovem que atacou o quadro, a polícia parisiense a transferiu para um hospital psiquiátrico. Logo começaram a surgir informações sobre a hipótese de a moça ter sido vítima da síndrome de Stendhal.

Russa que atirou caneca na Mona Lisa há poucas semanas pode ser portadora do malAceleração cardíaca, tonturas, confusão mental, angústia e até alucinações são manifestações desse mal súbito e raro, que tem intrigado neurologistas e psiquiatras de boa parte do mundo, especialmente na Europa, onde acontecem os surtos de que se tem notícia. A síndrome de Stendhal foi descrita pela psiquiatra italiana Graziella Magherini, em 1989.

A médica a definiu como um conjunto de sintomas que acometem indivíduos psicologicamente equilibrados no momento em que contemplam obras de arte com características marcantes. ;Nas décadas de 1980 e 1990, eu era responsável pelo serviço de saúde mental do Hospital de Santa Maria Novella, em Florença. Com meus colegas, comecei a perceber a recorrência de casos de emergência de pessoas afetadas por um distúrbio psíquico repentino;, descreveu a psiquiatra no livro que publicou sobre a síndrome (La Sindrome di Stendhal). ;Estudando cada um deles, identificamos alguns elementos em comum nessas pessoas, todas portadoras de grande sensibilidade emocional, que tiveram contato com obras de arte e que eram turistas estrangeiros. Os italianos, florentinos ou não, nunca apresentaram tais sintomas;, relatou na publicação.

No texto, Magherini revela que os episódios de mal estar típicos da síndrome de Stendhal não parecem ter consequências graves. Um pouco de repouso, proximidade com algo familiar ou a ingestão de tranquilizantes leves contornam o distúrbio. ;O espectro de sintomas é bem variado. Algumas pessoas sofrem com alucinações e alteração de percepção, outras manifestam desequilíbrio afetivo ou depressão. Angústia ou ataques de pânico também podem ocorrer. Em 10 anos de observação, verificamos que a remissão rápida é frequente, mas os que apresentaram dissociações psicóticas, mania de perseguição ou alucinações têm sete vezes mais chances de não se recuperar rapidamente.;

Sofrimento
No Brasil, poucos médicos conhecem a síndrome. De acordo com o neurocirurgião Edson Amâncio, o desconhecimento pode estar relacionado ao fato de o distúrbio não estar catalogado no Manual de Diagnóstico e Estatística de Doenças Mentais, bíblia da psiquiatria americana. ;Em nosso país, não tenho conhecimento de alguém ter sofrido o mal, mas sei de brasileiros que passaram pela situação contemplando obras na Europa. Eu próprio vivenciei os sintomas diante do quadro Cristo Morto, do pintor renascentista alemão Hans Holbein, o Jovem, no Museu da Basileia, na Suíça. Essa relíquia também provocou sensações perturbadoras no escritor russo Fiodor Dostoievski;, observa o neurologista.

;Conheço relatos de pessoas que permaneceram no interior de museus que guardam grandes trabalhos em uma espécie de sonambulismo. Alguns ficam estáticos diante de quadros ou esculturas num pranto silencioso. Em geral, as vítimas perdem a noção do tempo e do local no qual se encontram;, explica Amâncio. O neurologista e professor da Universidade Federal do Paraná Hélio Teive sofreu por alguns minutos os sintomas da síndrome de Stendhal durante uma visita à Capela Sistina, no Vaticano. ;Diante do teto da capela, obra primorosa de Michelângelo, senti algo muito fugaz, mas que me deixou fora de mim. Fui tomado por taquicardia, tontura e uma sensação de ansiedade muito forte;, relata Hélio.

Séculos atrás
Embora descrita há apenas vinte anos, alguns registros de ocorrência desse transtorno datam de séculos atrás. O coordenador de Extensão e Cultura da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e professor de história da arte Décio Cassiani Altimari comenta que até mesmo a atmosfera de cidades históricas como Florença e Roma são capazes de despertar os sintomas. ;A síndrome de Stendhal recebeu esse nome em homenagem ao escritor Henri-Marie Beyle, mais conhecido pelo pseudônimo Stendhal (o autor de obras como O vermelho e o negro). Em 1817, ao visitar Florença, ele foi tomado por estranhas sensações, que combinavam emoção, palpitação, tontura e desassossego. Os sintomas foram intensificados quando ele entrou na Igreja de Santa Croce. O próprio escritor fez um relato da sua experiência;, explica Altimari.

O professor lembra que, apesar de difíceis, esses momentos devem ser encarados como uma oportunidade de crescimento. ;A própria médica italiana que descreveu a síndrome considera que viagens a locais ricos em obras de arte podem revelar emoções e sentimentos no qual a identidade do contemplador é colocada à prova. E nem todos conseguem administrar isso;, conclui o professor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação