Ciência e Saúde

Astrônomos descobrem o "senhor dos anéis" de Saturno

Agência France-Presse
postado em 07/10/2009 13:13
"Trata-se de um ;super-anel;. O essencial de seu material se expande por aproximadamente 12 milhões de quilômetros a partir de uma distância de 6 milhões de quilômetros do planeta Saturno", destacou um comunicado do Jet Propulsion Laboratory da Nasa.

"Phoebe evolui dentro deste anel e constitui a fonte provável de seu material", continuou o comunicado. Sua existência pode, além disso, explicar a aparência bicolor, preta e branca, de uma outra lua de Saturno, Iapetus.

"Partículas do anel de tamanho inferior a alguns centímetros migram lentamente para o interior e muitos deles terminam na face visível e escura de Iapetus", dizem os autores do estudo na Nature.

De acordo com outra teoria, a face visível de Iapetus, aquecida pelo Sol, teria ficado escura após a evaporação do gelo que continha. Dessa maneira, o lado escuro perdeu o gelo de sua superfície e ficou mais escuro, enquanto que o lado iluminado acumulou gelo e ficou mais claro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação