Ciência e Saúde

África exige "compensações" dos países poluentes

Agência France-Presse
postado em 11/10/2009 16:32
A África, o continente mais vulnerável à mudança climática, exige compensações pelos danos causados por países poluentes, afirmou neste domingo o presidente da Comissão da União Africana (UE), Jean Ping, em Uagadugu (Burkina Faso).

"Pela primeira vez, a África terá uma posição comum na cúpula de Copenhague (Dinamarca) sobre o clima que será realizado em dezembro", declarou durante a 7; edição do Fórum Mundial para o desenvolvimento sustentável, dedicado ao aquecimento global. "Decidimos falar com uma só voz e exigir compensações dos países poluentes", acrescentou, sem citar números.

[SAIBAMAIS]"Os responsáveis devem se comprometer a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa e a responder ao princípio de ;quem contamina paga;", afirmou, acrescentando que "prevê a criação de novos fundos internacionais para apoiar os países pobres".

O fórum de Uagadugu está sendo realizado neste domingo com a presença de seis chefes de Estado africanos, do ex-presidente francês, Jacques Chirac, e do ministro francês de Ecologia, Jean-Louis Borloo.

Sexta-feira, o presidente do comitê de organização do Fórum, o ministro de Burkina Faso do Meio Ambiente, Salifou Sawadogo, disse que o continente precisa de um investimento de 65 bilhões de dólares para enfrentar os danos causados ao clima.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação