Ciência e Saúde

Descoberto o mais antigo objeto astronômico já observado pelo homem

postado em 28/10/2009 18:50
Um flash luminoso assinalando a explosão de uma estrela a 13 bilhões de anos foi detectado por astrônomos, que o qualificaram de o fenômeno astronômico mais distante e mais antigo jamais observado, segundo um estudo publicado pela revista Nature.

Esta descoberta mostra que estrelas maciças começaram a se formar, somente, 630 milhões de anos depois do Big Bang - o instante do nascimento do Universo há 13,7 bilhões de anos.

Uma forte emissão de raios gamas, o fenômeno mais violento e mais luminoso do universo, gerado por uma estrela ao final de sua vida, foi detectado pelo satélite americano Swift e por telescópios terrestres, em abril passado, quando esses antigos fótons (partículas luminosas) chegaram à Terra depois de uma viagem de 13 bilhões de anos.

Duas equipes de astrônomos, dirigidas respectivamente por Nial Tanvir (Universidade de Leicester, Reino Unido) e Ruben Salvaterra (Instituto Nacional de Astromia, Itália) conseguiram medir a defasagem do espectro do violeta ao vermelho para calcular a extensão das ondas de raios luminosos.

Essa forte defasagem, que os astrônomos designam pelo termo em inglês "redshift" alcançou 8,2 nessa emissão gama (chamada "GRB 090423"), um recorde jamais registrado até então. O "redshift" foi-se incrementando em função da viagem dos fótons antes de alcançar a Terra, uma vez que enquanto a luz se deslocava no espaço-tempo, a expansão do universo prosseguia.

Essa emissão de raios gama "aconteceu quando o universo era nove vezes menor que agora", explica o astrônomo Bing Zhang (Universidade de Nevada, Estados Unidos), ao comentar esta descoberta.

Até agora, o objeto astronômico mais velho detectado era uma galáxia com um "redshift" de 6,96, isto é, originada 150 milhões de anos depois que a emissão de raios gama começasse sua longa viagem para marcar um novo recorde.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação