Ciência e Saúde

Temperatura global pode subir até 7ºC

postado em 25/11/2009 07:00
O aquecimento do planeta pode ser ainda pior do que vinha sendo previsto pelos cientistas, correndo o risco de chegar a 7;C até 2100, anunciou um grupo de 24 especialistas em clima a menos de duas semanas do início da 15; Conferência das Partes (COP-15) ; a cúpula das Nações Unidas sobre mudanças climáticas que ocorrerá em Copenhague, capital da Dinamarca, entre 7 e 18 de dezembro.

O Instituto de Pesquisa sobre os Impactos do Clima de Potsdam, na Alemanha, publicou um documento de 64 páginas que sintetiza os trabalhos científicos sobre o tema divulgados desde o quarto relatório (2007) do Painel Intergovernamental de Especialistas sobre a Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês). ;A temperatura média do ar deve aumentar entre 2;C e 7;C até 2100 em relação ao período pré-industrial;, afirmaram os autores do documento, que pediram medidas urgentes para reverter a tendência.

O aumento de 40% das emissões de dióxido de carbono entre 1990 e 2008 torna mais difícil atingir a meta fixada pelos dirigentes de alguns países industrializados e emergentes de limitar a 2;C o aquecimento do planeta. ;Cada ano de atraso na ação aumenta as possibilidades de o aquecimento ultrapassar esse limite;, advertiram os estudiosos.

Segundo Hans Schellnhuber, diretor do Instituto de Potsdam e membro do IPCC, o relatório é um último apelo dos cientistas aos negociadores dos 192 países que devem se encarregar de discutir a proteção do planeta em Copenhague. ;Eles devem saber a verdade sobre o aquecimento do planeta e os riscos sem precedente que isso implica;, destacou Schellnhuber.

Aos que ainda duvidam da responsabilidade do homem no processo de aquecimento, o documento lembra que, no primeiro quarto do século 20, as temperaturas médias aumentavam 0,19;C por década, o que corresponde perfeitamente às previsões calculadas com base nas emissões de gás de efeito estufa.

O documento destaca que, se não forem adotadas medidas eficazes, inúmeros ecossistemas sofrerão danos irreversíveis.Para limitar o aquecimento a 2;C é necessário que as emissões parem de aumentar entre 2015 e 2020 para, depois, diminuírem rapidamente. ;Deve-se conseguir antes do fim do século uma sociedade mundial sem emissões de carbono ou de outros gases de efeito estufa;, pedem os especialistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação