Rio de Janeiro - O Observatório do Clima, rede brasileira de organizações não governamentais e movimentos sociais dedicados ao estudo de mudanças climáticas, encerra hoje (7) a campanha 1 Minuto Pelo Clima, cujo objetivo é promover a mobilização da sociedade para a questão do aquecimento global.
Um resumo das mensagens será entregue pelo Observatório do Clima ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva esta semana, em Copenhague, na Dinamarca, onde a delegação brasileira participa da 15; Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15) até o próximo dia 18. O encontro visa a elaborar um acordo em substituição ao Protocolo de Quioto, cuja vigência termina em 2012.
Até esta manhã, a campanha recebeu 111 vídeos, enviados por pessoas de diferentes faixas etárias e de todas as regiões do país. O coordenador de divulgação da campanha, Jaime Gesisky, disse à Agência Brasil que o resultado foi muito representativo, tendo em vista a dificuldade enfrentada por um número considerável de pessoas em postar um vídeo na ;internet;. ;A gente percebe que há ainda um processo de educação digital em curso no Brasil.;
Profissionais liberais, artistas, poetas, camelôs e estudantes foram alguns cidadãos que enviaram suas mensagens para a campanha por meio de celulares e câmeras caseiras de filmagem. Gesisky avaliou que a população manifestou sua preocupação em relação a um acordo efetivo do clima, dando um recado para o governo brasileiro.
;Mostrar ao governo brasileiro que a população tem um interesse na questão climática, que ultrapassa os aspectos mais intelectuais e científicos da sociedade. A população tem uma ansiedade, tem uma expectativa em relação a isso que a gente queria mostrar de uma maneira espontânea;, assinalou Gesisky.
O resultado foi um recado político para o governo. ;É um cyberativismo que a gente está trazendo para o Brasil;, disse ele. Com a campanha de mobilização popular, o Observatório do Clima quer tentar influir na elaboração das políticas públicas brasileiras, pedindo um acordo climático e empenho do governo.
;O governo já está bastante empenhado na solução desse problema. Deu sinais vigorosos nesse sentido, quer encaminhar uma solução e influenciar também nos outros países;, salientou Gesisky. Ele acredita que a receptividade do governo à campanha será muito boa. ;É um respaldo a mais para o governo tomar uma decisão mais à frente e continuar empenhado em chegar a um acordo.;
O Observatório do Clima percebeu que os brasileiros querem soluções para o seu dia a dia. ;Eles acreditam que têm uma participação importante no dia a dia. Muitas pessoas falaram em redução do consumo, economia de energia, que são fatores que acabam impactando de maneira positiva as mudanças climáticas;, disse o coordenador de divulgação da campanha.
Gesisky revelou que a campanha terá desdobramentos ao longo do ano que vem. Ela resulta da campanha internacional Visões Globais pelo Clima, realizada em setembro passado em 39 países. Depois disso, essas nações, a exemplo do Brasil, desenvolveram campanhas nacionais sobre as mudanças climáticas.
O Observatório do Clima trabalha com a disseminação de informações nessa área, elaborando sugestões de políticas públicas locais de mudanças climáticas para estados e municípios. A campanha 1 Minuto Pelo Clima contou com a adesão de emissoras de televisão educativas, como a TV Brasil, a TV Cultura e TV Futura, e comerciais, como as redes Record e Globo.