Agência France-Presse
postado em 11/12/2009 10:24
Os líderes da UE decidiram nesta sexta-feira (11/12), em uma cúpula em Bruxelas, oferecer uma ajuda de 7,2 bilhões de euros (US$ 10,6 bilhões ) entre 2010-2012 para que os países pobres combatam os efeitos da mudança climática.
[SAIBAMAIS]A decisão foi tomada no segundo e último dia de uma cúpula de chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) consagrada às negociações da ONU em Copenhague.
O total supera a meta que havia sido fixada de 6 bilhões de euros em três anos, como parte de um plano mundial para ajudar de forma imediata os países pobres a enfrentar o aquecimento planetário. Agora, os 27 países esperam que os Estados Unidos e outras nações ricas sigam o exemplo.
Esta ajuda constitui um dos temas chave das negociações internacionais na reunião da ONU em Copenhague e os europeus acreditam que o gesto estimule as demais potências desenvolvidas, em especial os Estados Unidos, a anunciar uma contribuição para ajudar os países pobres.
A crise econômica e as dificuldades nos cofres públicos dos Estados da UE tornavam, no entanto, difícil obter compromissos de grandes quantias na reunião de dois dias, a última antes da presidência semestral do bloco passar da Suécia para a Espanha em janeiro.
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, por sua vez, indicou nesta sexta que UE está disposta a propor uma meta de redução de emissões de CO2 de 30% até 2020, se o resto das grandes potências apresentar ofertas equiparáveis.