postado em 15/12/2009 19:16
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) lançou nesq terça-feira (15) uma ferramenta para agilizar a integração entre os diversos agentes envolvidos nas pesquisas com seres humanos no Brasil. A Plataforma Brasil irá substituir o Sistema Nacional de Informações sobre Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (Sisnep).O grande diferencial da Plataforma Brasil, na avaliação das autoridades presentes no lançamento da ferramenta, é a agilidade no compartilhamento de dados das pesquisas existentes no Brasil, em diferentes estágios.
;Era essencial que tivéssemos um sistema moderno e atualizado diante da crescente complexidade da pesquisa clínica no país;, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães.
A coordenadora da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde, Gysélle Saddi Tannous, ressaltou a participação dos diversos segmentos da pesquisa clínica no Brasil, como os comitês existentes em todo o país e os pesquisadores das diferentes áreas.
Já o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, comemorou a implantação da nova plataforma. ;Nós estamos cumprindo nossa tarefa que é apoiar o controle social. A Plataforma Brasil representa um avanço no sistema de saúde esse instrumento tão importante de controle social;, afirmou.
Ao finalizar a cerimônia, o presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, destacou os avanços das pesquisas clínicas em andamento no país. ;Trata-se de mais um passo na construção da pesquisa ética no Brasil, conforme preceitos que sempre defendemos e dos quais não abrimos mão;.