Ciência e Saúde

Manuscrito original sobre a maçã de Isaac Newton disponível na internet

Agência France-Presse
postado em 18/01/2010 17:33

LONDRES - A história de como a maçã inspirou a Isaac Newton a descobrir a teoria da gravidade, que se encontrava até então nos arquivos da Royal Society de Londres, agora pode ser consultada na internet.

O manuscrito original de 100 páginas em que o biógrafo de Newton, William Stukeley, narra este fato ocorrido em 1752 é um dos primeiros tesouros do arquivos dos séculos XVII, XVIII e XIX que a prestigiosa instituição científica britânica resolveu desarquivar por ocasião de seu 350o. aniversário.

Stukeley relata em suas "Memórias da vida de Isaac Newton" como um dia, depois de jantar na casa do genial cientista, ambos saíram para tomar chá à sombra das macieiras.

"Newton me disse que se encontrava na mesma posição em que previamente lhe ocorrera a noção da gravidade. Foi motivada pela queda de uma maçã enquanto se encontrava sentado em estado contemplativo. Por que esta maçã sempre cai perpendicularmente no solo?", questionou a si mesmo", escreveu o físico britânico.

O documento pode ser consulta com outros seis manuscritos históricos digitalizados na página "Turning the Pages" ().

Na seleção se destacam também as contribuições do filósofo inglês John Locke a uma primeira versão da Constituição americana em 1681 ou o desenho de uma revolucionárias ponte de ferro de Thomas Paine em 1789, assim como excepcionais ilustrações de história natural.

Fundada em 1660, a Royal Academy, uma das sociedades científicas mais antigas da Europa, celebra desde novembro passado seu 350o. aniversário com inúmeras ativades destinadas a promover a divulgação e a pesquisa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação